Fredison da Costa e Marisol Caraballo vencem a São Paulo Indy Run 8 Km

Marisol Caraballo, do Uruguai, foi a melhor entre as mulheres, com 34min06s65 / Foto: Guilherme Lara Campos/FotoarenaSão Paulo - Pelo menos 2 mil e 500 corredores participaram da segunda edição da São Paulo Indy Run 8 Km, prova de atletismo realizada na noite de sábado, dia 28 de Abril, no Circuito do Anhembi, em São Paulo. Integrada à programação da Itaipava São Paulo Indy 300 Nestlé, a Indy Run é disputada em duas voltas pelo mesmo traçado de 4.080 metros de extensão utilizados pelos bólidos da categoria mais veloz do automobilismo mundial.

O piloto brasileiro Tony Kanaan, que também é triatleta, foi o responsável pelo sinal verde da prova, autorizada às 19h25, com transmissão ao vivo pela Band. Com premiação para os três primeiros colocados de cada uma das 20 categorias inseridas na prova, divididas por faixas etárias, a São Paulo Indy Run reúne corredores profissionais e amadores, além de alguns personagens como a Mulher Gato e o sósia de Ayrton Senna. "O atletismo me ajudou a abandonar o álcool e o cigarro. Então esta é a forma de homenagear um cara sempre foi um incentivador do esporte", revelou Juvenal Andrade, que, de macacão vermelho, fez todo o percurso com capacete uma bandeirinha do Brasil na mão.

Aproveitando as condições favoráveis, com temperatura de 16ºC e tempo úmido pela garoa que cessou pouco antes da largada, Fredison Carneiro da Costa concluiu o percurso em 25min00s26, com vantagem de pouco mais de 22s para o segundo colocado, Jovadir Júnior Acedo. José Virgínio de Morais fechou o pódio entre os homens.

Atual bicampeão da maratona da Disney, nos Estados Unidos, o vencedor Fredison Costa, de 35 anos, elogiou bastante a prova. O percurso é rápido, bem organizado e sem tumulto, especialmente na segunda volta, quando o pelotão da frente alcança os corredores mais lentos" elogiou o campeão." Mas com a divisão da pista feita aqui, corri o tempo todo com a pista livre.".

José Virgínio também se impressionou com a prova e comemorou ao lado da família o terceiro lugar. "Foi minha primeira vez na Indy Run e gostei bastante. Sou especialista em provas de montanha, então tenho boa resistência, mas velocidade não é meu forte. Conquistar o pódio é motivo para comemorar com meus filhos e minha esposa que vieram comigo", disse o paulista.

Participações internacionais na prova feminina - Entre as mulheres, uma atleta estrangeira foi quem se destacou. A uruguaia Marisol Redon Caraballo, superou as adversárias brasileiras e concluiu os 8 km da São Paulo Indy Run em 34min06s65, mais de 25 segundos à frente da segunda colocada, a paulista Adriana Vieira de Lima (34min32s26). Elineia Ferreira de Aquino com 34min41s96 completou o pódio feminino.

Aos 31 anos, Marisol mostrou-se satisfeita com o resultado e disse que não esperava vencer, já que provas curtas não são sua característica. Ela é especialista em meias maratonas (distância de 21 quilômetros). "Gostei muito dessa prova porque é totalmente plana, o que é difícil aqui em São Paulo, porque tem muito morro e costuma ter provas muito duras e competitivas. Estar aqui é uma alegria. Ganhar é um prestígio", contou a atleta de Montevidéu, que defende o Exército Uruguaio.

Segunda colocada na prova, Adriana Vieira de Lima, comentou porque participou da Indy Run. "Acho uma prova bem interessante e única. Por isso vim prestigiar e também torcer pelos brasileiros na Fórmula Indy, principalmente para o Rubinho", disse a professora de educação física que há dez anos participa de corridas de rua.

Eduardo Gayotto, organizador da São Paulo Indy Run, comentou porque a prova é uma atração. "Nosso grande diferencial é que a única corrida no calendário que se pode correr e um evento tão importante como a Fórmula Indy. Além disso, o percurso tem um asfalto sempre novo e isso ajuda a melhorar a performance dos atletas. Sem contar que na Indy Run os competidores podem usufruir de toda a infraestrutura da Indy 300", avaliou.

Resultado dos três primeiros no masculino:
1) Fredison Carneiro Costa (BRA), 25min00s26
2) Jovadir Júnior Acedo (BRA), 25min22s23
3) José Virgínio de Morais (BRA), 25min54s11

Resultado das três primeiras no feminino:
1) Marisol Redon Caraballo (URU), 34min06s65
2) Adriana Vieira de Lima (BRA), 34min32s26
3) Elineia Ferreira de Aquino (BRA), 35min41s96

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook