Luiz Cocuzzi conquista prata para o Brasil no Pan-Americano de MTB

Pscheidt o melhor da Elite / Foto: CBC / Divulgação

Rio de Janeiro - Os ciclistas das categorias Sub-23 e Elite do MTB XCO encerraram a programação do Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike neste domingo (30), com as disputas de 12 medalhas. O principal destaque brasileiro foi Luiz Henrique Cocuzzi, completando a prova Sub-23 com a medalha de prata. A competição teve inicio no último dia 27 de março e reuniu mais de 800 atletas de dezessete países.

Acreditando em um bom resultado desde o inicio, Cocuzzi realizou uma largada bastante agressiva, conseguindo assumir a liderança ainda na primeira volta. Aos poucos, o brasileiro foi abrindo vantagem sobre os adversários, mas quando faltavam duas voltas para o final sentiu caibras e percebeu que todo o esforço poderia ser jogado fora se continuasse forçando o ritmo.
 
A tática então foi tentar administrar a corrida e diminuir o ritmo para não aumentar a lesão. Neste momento, o colombiano Jonathan Botero percebeu que poderia vencer e conseguiu recuperar a diferença, assumindo a primeira colocação na última volta e conquistando a medalha de ouro. Antonie Caron, do Canada, conquistou o bronze. Cocuzzi terminou com a prata, mas fez questão de destacar a felicidade pelo resultado.
 
“Fiz o possível para vencer a corrida, mas infelizmente senti câimbras nas últimas duas voltas e isso prejudicou a minha prova. Terminei com aquele gostinho de que poderia ter vencido. De qualquer forma estou muito feliz com o bronze. Quero aproveitar para agradecer a CBC pelas iniciativas e projetos direcionados para o MTB. Essas ações são excelentes para a nossa evolução” afirmou Cocuzzi.
 
Entre as mulheres da Sub-23 quem levou a melhor foi a argentina Inez Gutierrez, que completou o percurso de 24,2km em 1h33min14s. A colombiana Xilomara Guerreiro levou a prata com 1h34min09s, enquanto a canadense Frederique Trudel, terminou com o bronze ao marcar 1h34min27s.
 
Elite - Já a disputa da Elite masculina distribuiu adrenalina e emoção por todo o público presente através de uma disputa acirrada entre os principais atletas das Américas. O nível da prova foi alucinante desde o inicio, com os brasileiros largando nas primeiras filas. Ainda nas primeiras voltas, os ciclistas do Canada, Estados Unidos e Colômbia decidiram forçar o ritmo, formando um grupo de lideres com cinco ciclistas, entre eles o brasileiro Henrique Avancini.
 
Avancini chegou a liderar boa parte da prova, mas depois de se envolver em um pequeno acidente, ainda passou por problemas mecânicos e teve que se contentar com a 11ª colocação. O melhor brasileiro foi Ricardo Pscheidt, concluindo na sexta posição. “O ritmo da prova foi bastante forte. Apesar de não conseguir fazer uma boa largada, aos poucos fui conseguindo estabelecer o meu ritmo e passei a ganhar posições. Estou alegre de poder ter sido o melhor brasileiro”, declarou Pscheidt.
 
A medalha de ouro ficou com o americano Stephen Ettinger, após concluir, debaixo de muita chuva, os 33,9km com 1h44min08s. A prata foi para o colombiano Fabio Castanheda a 59s e o bronze ficou com o canadense Raphael Gagne a 1min03s. Na Elite feminina, a vitória foi para a mexicana Daniela Campuzano (ouro), que terminou com 38s de vantagem sobre a segunda colocada, a canadense Mikaela Kofman (prata), e 1min17s sobre a americana Mary McConneloug (bronze).

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook