Ela troca pneu, desentorta roda e carrega uma bike de 14kg

Bia Ferragi / Foto: Divulgação

Rio de Janeiro - Imagine que ela carrega nas costas uma bicicleta de aproximadamente 14kg e, ainda, é capaz de consertar a rota que entorna e o pneu que fura, eventualmente, durante uma corrida de ciclismo. 

Essa é a dura rotina de competição de Bia Ferragi, paulista de 26 anos que foi a primeira brasileira a disputar uma prova de enduro, na etapa chilena do Enduro World Series. 

O enduro é uma das provas de resistência do ciclismo, como o Cross Country e o Downhill. Todas demandam do atleta excelente condicionamento físico e disposição para lidar com os inconvenientes desse tipo de prova. 

O sofrimento é grande, confirma Bia. "No Chile tive um pneu furado e a minha roda entornou. E logo quando a roda entornou, eu caí. Tive que levantar e arrumar. Segurei com as duas pernas o pneu da frente e o braço agarrando o guidão para desentornar a roda. Você vai girando até ela se ajeitar. Não fica perfeito, mas ajuda. Continuei mesmo assim", explica a ciclista, em entrevista ao blog Salto Alto. 

Segundo a paulista, não é fácil consertar um pneu furado. "Tem que tirar o pneu da bicicleta, desmontá-lo e depois é necessário encher a câmara e descobrir onde está o furo", conta. 

"Sou eu mesmo quem tenho que consertar. Você faz um remendo na câmara do pneu, nós andamos junto com um kit de remendo. Você passa a cola, fecha, enche ele de novo e põe a roda. E depois continua [a prova]", conclui. 

Disputar competições tão desafiadoras quanto o ciclismo enduro não é pra qualquer um. Bia conta que é preciso um planejamento, começando desde criança para se acostumar com a dura rotina. A brasileira, porém, compete há pouco tempo e já é bicampeã paulista de downhill e venceu a disputa nacional Montanhas Race Enduro. 

"A primeira corrida que corri foi em Socorro em 2010. Não fui tão bem. E daí comecei a melhorar, melhorar e as coisas fluíram bem. Comecei a me identificar com a bicicleta. As coisas deram certo e comecei a me animar e obter resultados", afirma. 


 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook