Ciclista Elley Silva é ouro, prata e bronze em Belém 2013

Paulista subiu ao pódio nas três provas de ciclismo estrada da competição escolar / Foto: Gaspar Nobrega / COB / Inovafoto

Rio de Janeiro - Três provas e três medalhas: bronze, prata e ouro, em sequência. Depois do terceiro lugar na disputa contra relógio e do segundo na prova por pontos, a ciclista Elley Silva, da Escola Estadual Aureliano (SP), chegou ao lugar mais alto do pódio. Neste domingo, dia 10, ela venceu a competição de estrada individual, em circuito montado no Portal da Amazônia. No último dia da modalidade nos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos, Ana Casetta, do Colégio Estadual Duque de Caxias (PR), e Talita Oliveira, Colégio Estadual Regente Feijó (PR), ficaram com prata e bronze respectivamente.

No ciclismo há sete anos, Elley Silva começou no esporte por incentivo familiar. “Meu pai viu o pessoal treinando e perguntou se eu gostaria de participar. Comecei e não parei mais. Amo o ciclismo”, declarou a jovem de 17 anos. “A prova, aqui em Belém, foi muito cansativa, de alto nível. Quando eu abri 100 metros da Ana Casetta no final, pedi força a Deus e pensei: não vou entregar esse ouro. É um prazer e uma honra correr com as meninas. Treino desde janeiro, pensando nas provas de final de ano. Dedico esta medalha para o meu técnico Gabriel Sabião. Agradeço a Deus por ter o Gabriel como treinador”, comentou depois de pedalar por 35 minutos.
 
No masculino, após 50 minutos de prova, Breno Morais, do Colégio Professor Joaquim Vieira (SE), conquistou a medalha de ouro. O jovem de 16 anos liderou quase toda corrida numa estratégia traçada com o também sergipano Victo Fernandes. Nos metros finais, Breno conseguiu se destacar entre os cinco agrupados no primeiro pelotão. Vindo de uma família de ciclistas, ele fez questão de agradecer a todos que o ajudaram. “É uma alegria muito grande ganhar esta medalha, mas eu não conquistei nada sozinho. Divido este primeiro lugar com meu amigo Victor Fernandes, que me ajudou durante a prova. Também tenho de agradecer a Deus e a várias pessoas: meu treinador, minha família e o pessoal do Comitê Olímpico e da Confederação. Todo mundo acreditava em mim", disse o líder brasileiro da categoria.
 
Ao final da competição, o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo, José Luiz Vasconcellos, avaliou o evento. “A cada ano de Jogos Escolares, o nível está evoluindo: estrutura, recepção e o próprio trabalho de técnicos e atletas. Existe uma disputa saudável entre todos os estados e isso é muito bom. Ano passado, foram 21 estados competindo. Este ano, foram 26, e tivemos medalhistas de todas as regiões”, declarou José Luiz.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook