Brasil conquista 17 medalhas no segundo dia do Pan-americano de MTB

Largada da Máster / Foto: CBC / Divulgação

Rio de Janeiro - O segundo dia de provas do Pan-Americano de Mountain Bike, realizadas nesta sexta-feira, 28 de março, foi marcado por vitórias brasileiras em cinco categorias. Os atletas brasileiros das categorias Máster e Juvenil totalizaram dezessete medalhas, sendo cinco ouros, seis pratas e seis bronzes.

No total, foram dez provas realizadas. Os primeiros a entrarem na trilha foram os ciclistas da categoria Juvenil masculino pedalando 14,5 km, seguidos pelos atletas da Juvenil feminina (9,7 km), Máster A feminina (14,5 km), Máster B feminina (9,7km), Máster A1 masculina (24,2km), Máster A2 masculina (24,2km), Máster B1 masculina (19,4km), Máster B2 masculina (19,4km), Máster C1 masculina (14,5km) e Máster C2 masculina (14,5km).
 
Com apenas 15 anos, o goiano Luiz Renato Borges conquistou a primeira medalha do dia para o Brasil. Competindo pela categoria Juvenil, Luiz é uma das promessas do ciclismo brasileiro e provou o seu talento ao garantir a medalha de bronze. O atleta travou uma disputa acirrada nos últimos metros contra o atleta argentino, Daniel Maldonado, que levou a prata por apenas 108 centésimos.
 
Na categoria Máster, uma das provas mais emocionantes aconteceu entre os atletas da  Máster A2, onde os brasileiros dominaram completamente o pódio de verde e amarelo. O brasiliense Maroni Ribeiro, 36 anos, venceu a prova de forma brilhante, terminando o percurso isolado com 27s de vantagem sobre seus adversários. O Brasil ainda completou o pódio com Marcelo Sebastião e Silvio Otavio, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Outro domínio do Brasil veio na Máster B2 através dos atletas Luiz Lotti (Ouro), Claudio Roberto (Prata) e Fabio Luiz Dias (Bronze).
 
“Este é o meu primeiro Pan-Americano, e finalizar com a medalha de ouro é muita satisfação. A pista estava muito boa, proporcionou muitos momentos de disputa. Passei as primeiras três voltas estudando os adversários e quando foi na quarta volta consegui me desgarrar e consegui me manter na liderança nas duas ultima volta terminando com a medalha de ouro”, declarou Marconi Ribeiro.
 
Outros atletas medalhistas foram: Mauricio Fontenelle (Prata) e Jose Franco (Bronze), pela Máster A1; Robson Silva (Ouro) e João Silva (Bronze), na Máster B1; Marta Regina (Prata) e Raquel Fernandez (Bronze) na Máster B feminina; Ricardo Machado (Ouro) e Luiz Rovetta (Prata), na Máster C1 e Adolfo José (Ouro) e Dilermano de Fatima (Prata) na Máster C2.
 
Downhill
 
A adrenalina continuou no período da tarde com a prova de classificação do Downhill. Os pilotos alinharam para definir os melhores tempos e formar a ordem de largada da prova oficial que será realizada neste sábado (29).
 
O melhor tempo estabelecido foi do piloto colombiano Marcelo Gutierrez que fez 1min54s099. A segunda colocação ficou com o brasileiro Lucas Bertol com 1min58s280, seguido por Wallace Miranda, também do Brasil, que marcou 1min58s467.
 
Participantes
 
A lista com todos os atletas participantes estão publicadas através dos links: Mountain Bike XCO (Link) e Mountain Bike Downhill (Link). Os atletas amadores que terão a oportunidade de competir no Mountain Bike Marathon, poderão se inscrever até o dia 29 de março.  As competições acontecem entre os dias 27 e 30 de março, no Parque de Exposições Senador Bias Fortes, Rodovia BR 265. 
 
O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike 2014 é uma  realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), organização da Bike Light e Mais Comunicação, patrocínio da Prefeitura Municipal de Barbacena (MG) e Caixa Econômica Federal e apoio da Saint Gobain.
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook