Antoelson Dornelles e Giovanna Cruz vencem a Copa Rio de Ciclismo

Antoelson Dornelles da Silva / Foto: Ivo Gonzalez/Divulgação

Rio de Janeiro - O parque de Madureira recebeu 300 ciclistas que invadiram o tradicional bairro carioca e proporcionaram um espetáculo aos espectadores. A segunda etapa da Copa Rio de Janeiro de Ciclismo contou com 16 categorias, com destaque para a elite masculina que teve como vencedor Antoelson Dornelles da Silva, da equipe São Francisco Saúde. Na elite feminina, a Giovana Cruz Corsi, da equipe Velo Clube de Rio Claro foi à atleta que cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. 
 
O evento, além de pontuar para o ranking nacional do 1º ao 15º lugares de cada categoria, é uma das principais portas para a classificação de equipes para o Tour do Rio. Atual quarto lugar no ranking brasileiro, Antoelson falou sobre a competição “O circuito faz parte da nossa preparação para grandes provas, como Tour do Rio. A disputa foi acirrada e, por isso, estou muito feliz de estar em primeiro lugar”, afirmou Dornelles. 
 
Giovana Cruz Corsi também se emocionou com a colocação: “É a primeira que pedalo no Rio. Estou muito feliz, pois essa é uma prova plana e esse não é o meu forte. O evento estava maravilhoso e a organização está de parabéns”, conclui a atleta.
 
A prova foi marcada pela presença de atletas de peso, com quatro equipes que estão entre as 10 do ranking nacional - São Francisco Saúde, Taubaté, UFF de ciclismo (antiga FW) e Memorial de Santos. O percurso da elite foi em formato de circuito com 20 voltas de 2,3km, em uma prova rápida e muito emocionante.
 
A competição contou ainda com as categorias Open, Infanto Juvenil, Veterano, Paradesportivo, Master, Junior, Juvenil e Sub-30. Já o projeto “Adeus Rodinha”, movimentou o evento também. O projeto social sorteou cinco bicicletas e distribui kits para as crianças que participaram da ação. Para a organização, a competição foi um sucesso e significou mais um passo à frente para a expansão e consolidação do ciclismo no Brasil.
 
“Saímos do senso comum e entramos em uma região nunca explorada na área de ciclismo, que é Madureira – o berço do samba. Mostramos que é possível fazer uma competição nesse espaço maravilhoso, que é o Parque Madureira – terceiro maior do Rio”, diz Luísa Jucá, idealizadora e organizadora da prova e do Tour do Rio.
 
O dia terminou em ritmo de samba. A premiação foi animado pelos ritmistas e passistas da Império Serrano, comandados pelo mestre Gilmar. Foram distribuídos R$ 10 mil em premiação. Todos que completaram a prova receberam medalhas de participação, enquanto os três melhores de cada categoria receberam troféus e premiação em dinheiro.
 
“O ciclismo é motivador”, afirma Professor Paulo Vieira Diretor Presidente da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte. “Hoje, presenciamos as pessoas do bairro de Madureira assistindo e participando das ações, como no projeto “Adeus Rodinha”. A comunidade se integrou ao evento e percebeu o ciclismo como uma alternativa de atividade física e projeto de vida. A Lei Federal é uma fonte efetiva de financiamento do esporte”, conclui Vieira.
 
A competição faz parte do calendário da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e é uma das disputas mais importantes do esporte. Em 2014, conta o patrocínio máster da Bradesco Seguros e patrocínio da IRB Brasil RE, Light, Peugeot, Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério do Esporte. O evento tem o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e Tour do Rio e a realização do evento é do Instituto FAÇA e conta com a supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro.
 
Confira o resultado da Segunda Etapa da Copa Rio de Ciclismo:
 
Masculino
1. Antoelson Dornelles da Silva – Equipe São Francisco Saúde (1:03:23.16)
2. Maurício Bielinsk Knapp – Equipe São Francisco Saúde (1:03:23.35)
3. Michel Fernandez Garcia – Equipe São Francisco Saúde (1:03:23.06)
4. Armando Reis da Costa Camargo – Memorial Santos (1:03:26.40)
5. Jeovane Júnior de Oliveira – São Francisco Saúde (1:03:26.51)
 
Feminino
1. Giovana Cruz Corsi – Velo Clube de Rio Claro (0:46:48.35)
2. Rebeca do Nascimento Fonseca – Manaus Clube Esporte (0:47:36.98)
3. Daniela Lionco – Lidra Americana (0:48:44.22)
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 

Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook