Nos Jogos de 2012, serão disputados 14 eventos – oito para os homens e seis para as mulheres -, todos no Eton Dorney / Foto: Londres 2012

 

Top 3 - Quadro de Medalhas  


      1 - Alemanha   
 

                       

       33                         07                        08


 

      2 - Estados Unidos
   

                   

       31                        31                       22


 

       3 - Grã-Bretanha

 
                  

       24                       20                       10


 

 

A modalidade   

Originalmente programado para estrear já nos Jogos de 1896, o Remo só foi disputado pela primeira vez quatro anos depois, em Paris. E esteve em todas as edições das Olimpíadas desde então. O interesse no esporte aumentou depois que as duas maiores universidades do Reino Unido, Cambridge e Oxford, iniciaram uma corrida anual de barcos no Rio Thames, em 1829. A tradição da disputa universitária é mantida até hoje e atrai milhares de pessoas.

Por um longo tempo, apenas os homens podiam competir no Remo olímpico, mas as mulheres finalmente tiveram sua chance nos Jogos de Montreal, em 1976. Nos Jogos de 2012, serão disputados 14 eventos – oito para os homens e seis para as mulheres -, todos no Eton Dorney. Barcos individuais, com dois e com quatro atletas participam das categorias.

Até 1912, as distâncias das corridas variavam conforme o local dos Jogos, mas agora todas elas são disputadas em um percurso de 2.000m.
A Inglaterra, maior medalhista dos últimos Jogos, com seis pódios em Pequim, será uma das favoritas junto com os norte-americanos e alemães.

O Brasil, que nunca chegou ao pódio na modalidade, levará quatro atletas para Londres: Kissya Cataldo, no skiff feminino; Anderson Nocetti, no skiff masculino e Fabiana Beltrame e Luana Bartholo no doublé skiff feminino.

  

Você Sabia ?

- O Remo é o único esporte no qual os competidores cruzam a linha de chegada de costas

- O mais jovem campeão olímpico que se tem história fez parte de uma dupla francesa nos Jogos de 1900, em Paris. O garoto, de não mais que 12 anos, participou da cerimônia de premiação, mas depois desapareceu

- O Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos Modernos, era um competitivo remador
 

Razões para assistir 

1. Tradição dos anfitriões – Com 54 medalhas no total, os britânicos realmente estarão ansiosos por fazer bonito em casa, em uma das modalidades mais vitoriosas nas Olimpíadas.

2. Corridas genuínas – O Remo tem sido há muito tempo um dos esportes mais excitantes dos Jogos Olímpicos, com as corridas de skiff quádruplo sempre de tirar o fôlego!

3. Atmosfera ribeirinha – Como ocorre na tradicional disputa Cambridge x Oxford no Rio Thames, as competições do Remo em Londres certamente contarão com bebidas e piqueniques, tudo à beira do rio.

 

 

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook