Destaques do atletismo gaúcho defendem o Rio Grande do Sul

Jeferson Pinheiro Lopes, da Sogipa / Foto: Sogipa/Divulgação

Porto Alegre - A oitava etapa do Circuito de Corridas Caixa contará com um representante do maior clube de atletismo do Rio Grande do Sul na briga pelo pódio da elite, neste domingo (1º/9), em Porto Alegre. Jeferson Pinheiro Lopes, da Sogipa, enfrentará os primeiros colocados do ranking brasileiro de corrida de rua, entre eles o mineiro e vice-líder Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes. 
 
No pelotão amador, o destaque é a equipe de Miriam Caldasso, heptacampeã estadual de cross country. A largada será dada às 9 horas na Av. Edvaldo Pereira Paiva, no Parque Marinha do Brasil, com percursos de 5 km e 10 km.
 
Décimo colocado na edição de 2012 do Circuito Caixa em Porto Alegre, Jeferson Pinheiro Lopes volta à disputa com o desafio de subir ao pódio. "Ele melhorou muito desde o ano passado e está correndo os 10 km em 31 minutos. Será uma corrida muito rápida e dura, mas o objetivo dele é ficar pelo menos entre os cinco primeiros", observa o técnico Leonardo Ribas, da PerCorrer, equipe de corrida da Sogipa.
 
Jeferson é campeão estadual dos 3.000 m com obstáculos e campeão universitário dos 10.000 m, mas prefere as ruas à pista. "Na corrida de rua me sinto muito mais livre", destaca o atleta, que se apaixonou pelo esporte ao assistir pela televisão à Corrida Internacional de São Silvestre, em 2006. O gaúcho começou a correr sob a orientação de Miriam Caldasso, ex-fundista de destaque no Rio Grande do Sul, com quem trabalha atualmente na academia que leva o nome dela. Entre 2009 e 2010, entrou para a equipe de corrida da Sogipa.
 
Especialista em corrida - Entre 1991 e 2002, Miriam Caldasso acumulou títulos importantes. Foi vice-campeã da Maratona de Porto Alegre, recordista estadual dos 3.000 m, 5.000 m e 10.000 m, heptacampeã estadual de cross country e medalha de bronze no Troféu Brasil de Cross Country em 2000. Hoje, a ex-fundista de elite tem como um de seus maiores orgulhos a equipe de corrida que leva o seu nome, criada há 13 anos. 
 
"Antes, eu gostava de subir ao pódio. Hoje, a realização é muito maior quando vejo meus atletas sendo premiados", conta Miriam, que em 2009 inaugurou a própria academia para atender aos 200 integrantes da equipe. "Entro no sonho de cada um deles e procuro motivá-los em busca de seus objetivos. Quando essas metas se concretizam e vejo a satisfação deles, o retorno é muito maior para mim e ainda ganho a fidelidade dos atletas." 
 
Entre as conquistas da equipe, Miriam destaca o recorde dos 150 km do Revezamento Volta à Ilha de Florianópolis de 2003, na categoria quarteto, com 9h32min52, e a trajetória de superação de Christian Voelcker, de 53 anos. "O Christian me procurou há onze anos, porque queria muito correr uma maratona, mas tinha hérnia de disco na lombar e teria de passar por cirurgia. Pedi a ele um mês de paciência, treinando comigo", lembra. "Fizemos reforço da musculatura abdominal, dorsal, isométricos e alongamentos específicos. Acabou se livrando da cirurgia e hoje consegue correr até duas maratonas por ano. Nesta temporada, já correu a Cruce de Los Andes e a prova do Deserto do Atacama."
 
Cerca de 23 atletas da Equipe Miriam Caldasso disputarão a prova do Circuito Caixa em Porto Alegre, neste domingo (1º/9). "É uma corrida que se destaca pela boa premiação tanto na elite quanto nas categorias por faixa etária", afirma a treinadora, que também é preparadora física da equipe de corrida dos Correios há 11 anos. 
 
O Circuito Caixa já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8) e Recife (11/8). Depois de Porto Alegre, segue ainda para Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook