Equipes garantem vitória fora de casa na Liga Nacional
Santa Catarina - Quatro duelos de primeira movimentaram a rodada deste sábado (1) pela Liga Nacional de Handebol. Foram dois femininos e dois masculinos, todos pela Conferência Sul/Sudeste/Centro-Oeste e os visitantes se deram bem.
Entre as mulheres, a Metodista/São Bernardo (SP), atual campeã, venceu a terceira partida consecutiva fora de casa, desta vez contra o Pinheiros (SP), no clássico paulista disputado no ginásio do clube da capital. O placar final foi 25 a 21 (15 a 12 no primeiro tempo).
A artilharia do confronto ficou dividida com um destaque para cada lado. Pelo Pinheiros, Danielle Jóia, e pelo time do ABC, Lívia Horácio, ambas com seis gols. Para o técnico da Metodista, Eduardo Carlone, foi mais um resultado importante para a classificação do time para a próxima fase. "O Pinheiros veio reforçado. Trouxe jogadoras especialmente para a disputa da Liga Nacional. Foi um clássico difícil. Elas utilizaram a regra nova no começo do jogo, com sete na linha, sem a goleira, nós demoramos um pouco para nos adaptarmos, mas depois fizemos alguns gols de goleira, que foi a nossa tática e, com isso, a partida ficou um pouco mais tranquila para nós. Foi um ótimo resultado. Três jogos fora e três vitórias. Estamos vindo de uma rotina pesada com os Abertos e o Paulista. Foi um resultado muito importante", ressaltou o treinador.
No ginásio do SESI, em Blumenau (SC), a UnC/Concórdia (SC) fechou o placar em 27 a 24 (15 a 16) sobre a Abluhand/Furb/FMD Blumenau (SC), com oito gols de Daise de Souza.
Pelo masculino, no ginásio Vitório Zanon (Baetão), em São Bernardo do Campo (SP), o Taubaté/FAB/Unitau (SP) venceu os donos da casa da Metodista por 29 a 18 (16 a 9). Matheus Dias, de São Bernardo, e Cleber Andrade, de Taubaté colocaram a bola na rede cinco vezes.
E, mais uma vez no ginásio do Pinheiros, os visitantes levantaram a vantagem, desta vez entre os homens. Depois de um confronto equilibrado do início ao fim, São Caetano conseguiu encerrar o jogo em 27 a 26 (16 a 15). Pelo time do ABC, Diogo Hubner e Yano Piovarczik foram os artilheiros, e pelo Pinheiros, Felipe Santaela, todos com cinco gols.
O técnico de São Caetano, Washington Nunes, que recentemente assumiu também o comando da Seleção Masculina, exaltou o equilíbrio entre as equipes da Conferência. "Alguns jogos até aqui contra Pinheiros, Taubaté e Metodista foram difíceis, temos que tomar um pouco de cuidado. Temos alguns jogadores veteranos, que precisam ser poupado sem alguns momentos e alguns muito jovens, que cometem muitos erros. Temos que conseguir equilibrar os treinamentos e a entrada dos mais velhos e dos mais jovens. Esse jogo passava a ser estratégico para a classificação após a última partida contra Taubaté, que foi muito forte", explicou.
Washington lembrou que é preciso tomar cuidado por conta do alto volume de partidas da temporada. "Não existe jogo fácil nesse campeonato. Estamos com um desgaste físico grande por conta das outras competições também. Agora temos que recuperar a equipe", disse o treinador do time que foi campeão dos Jogos Abertos do Interior, recentemente.
Resultados
Liga Nacional Feminina
Pinheiros (SP) 21 x 25 São Bernardo/Metodista (SP)
Local: Ginásio Henrique Villaboim - Rua Hans Nobiling, s/nº - São Paulo (SP)
Abluhand/Furb/FMD Blumenau (SC) 24 x 27 UnC/Concórdia (SC)
Local: Ginásio do Sesi (Centro Esportivo Bernardo Werner) - Rua Itajaí, 3434 - Blumenau (SC)
Liga Nacional Masculina
São Bernardo/Metodista/Besni (SP) 18 x 29 Taubaté/FAB/Unitau (SP)
Local: Ginásio do Baetão - Avenida Armando Ítalo Setti, s/nº - Bairro Baeta Neves, São Bernardo do Campo (SP)
Pinheiros (SP) 26 x 27 São Caetano (SP)
Local: Ginásio Henrique Villaboim - Rua Hans Nobiling, s/nº - São Paulo (SP)