Seleção masculina estreia no Mundial com chance de vaga olímpica
Rio de Janeiro - A união era nítida. Abraços e frases de incentivo estiveram presentes durante todo o treino de pódio da Seleção Masculina no Mundial de Ginástica Artística em Glasgow, na Escócia. A cada rotação pelos aparelhos, o Brasil seguia mais confiante e concentrado na busca da classificação por equipe para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A expectativa de ficar entre os oito primeiros colocados é grande e a primeira experiência oficial na SSE Hydro Arena, nesta quarta-feira (21), foi muito boa.
O treino de pódio serve para os ginastas testarem as séries no palco oficial da competição, com os aparelhos que serão utilizados durante o campeonato e já sob os olhos da arbitragem. É um grande ensaio pelo qual o Brasil passou muito bem, segundo a comissão técnica e a análise dos próprios ginastas.
Segundo o campeão olímpico e mundial Arthur Zanetti, que desde o ano passado vem investindo em outros aparelhos além da argola para ajudar a equipe, o treinamento de hoje foi um teste positivo. "Acho que o treino foi bom. Todo mundo fez bem e entrou focado como se fosse competição mesmo. Pudemos sentir os aparelhos. Quem tinha alguma dúvida repetiu a série ou parte dela. Agora, é ir para o campeonato e tentar melhorar sempre um pouco mais", garantiu.
O brasileiro aposta na união do grupo para conseguir o resultado esperado, lembrando que se ficar até a oitava posição o Brasil garante a vaga direta por equipe para os Jogos Olímpicos. "Estamos com um clima muito bom. Eu, apesar de ser especialista, sempre vivi esse clima de equipe no clube e na própria Seleção. Agora estamos ainda mais fortalecidos por acreditar que dá para chegar à final e conseguir a vaga olímpica."
Caio Souza, que fará a estreia em um Mundial, viveu a experiência de estar pela segunda vez no treino de pódio, já que no ano passado, na China, chegou a ser convocado, mas acabou não competindo por conta de uma lesão. "Este ano me sinto mais preparado, inclusive psicologicamente. Quando entrei aqui, não senti o baque por estar em um Mundial. É uma competição grande, mas já passei pelos Jogos Pan-Americanos e por Copas do Mundo. Temos que seguir em frente em busca do resultado", lembrou.
A avaliação de um dos técnicos da equipe, Marcos Goto, também foi positiva. "A equipe passou bem pelo treino de pódio. Ainda temos dois dias para fazer alguns ajustes antes da estreia", comentou.
Para Renato Araújo, treinador chefe do Brasil, tudo saiu como planejado. "Foi tudo certo. Estivemos bem de uma forma geral. Temos mais alguns dias de treino para nos prepararmos e estarmos 100%", analisou.
A ginástica masculina inicia a fase classificatória do Mundial no próximo domingo (25) e o Brasil está na primeira subdivisão ao lado de Grã-Bretanha e de Porto Rico. As apresentações têm início às 6h15 (horário de Brasília).
A Seleção Masculina em Glasgow conta com Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto Júnior, Lucas Bitencourt e Péricles da Silva.
Programação
Horário de Brasília
Domingo (25)
Classificatórias masculinas
6h15 às 9h25 - subdivisão 1 - BRA, GBR , PUR
9h45 às 12h50 - subdivisão 2 - RUS, GER, SUI
13h40 às 16h45 - subdivisão 3 - CHN, JPN, BEL
17h às 20h - subdivisão 4 - KOR, GRE, COL
Segunda-feira (26)
Classificatórias masculinas
6h15 às 9h25 - subdivisão 5 - UKR, FRA, HUN
9h45 às 12h50 - subdivisão 6 - CAN, ESP, MEX
13h40 às 16h45 - subdivisão 7 - USA, NED, BLR
17h às 20h - subdivisão 8 - ITA, ROU, TPE
Terça-feira (27)
15h45 às 18h - Finais Femininas por equipe - transmissão SporTV
Quarta-feira (28)
14h45 às 18h - Finais Masculinas por equipe - transmissão SporTV
Quinta-feira (29)
15h45 às 18h - Finais Individual Geral Feminino - transmissão SporTV
Sexta-feira (30)
15h10 às 18h - Finais Individual Geral Masculino - transmissão SporTV
Sábado (31)
10h às 14h - Finais por aparelho - transmissão SporTV
Domingo (1°)
10h30 às 14h - Finais por aparelho - transmissão SporTV
Veja Também: