Rolex Ilhabela Sailing Week impulsiona turismo no litoral norte paulista

Público acompanha regata / Foto: Rolex / Carlo BorlenghiPúblico acompanha regata / Foto: Rolex / Carlo Borlenghi

Ilhabela - A Rolex Ilhabela Sailing Week muda a cara da cidade do litoral norte paulista tradicionalmente nas férias de julho. Com velejadores, patrocinadores e fãs da modalidade participando do maior evento náutico da América Latina, o setor hoteleiro e os restaurantes ganham movimento no inverno. A competição deve levar cerca de 8 mil turistas ao município, o que deve gerar um impacto econômico de aproximadamente R$ 8 milhões. As regatas serão disputas entre os dias 6 e 13 de julho no Yacht Club de Ilhabela (YCI) para as classes ORC, C30, S40, HPE, RGS, IRC e Star.
 
Entre os assíduos frequentadores de Ilhabela, estão os campeões mundiais Robert Scheidt e Bruno Prada, que têm casa na cidade. Prada é um exímio conhecedor das águas que contornam Ilhabela, onde costuma treinar para as principais regatas internacionais. Mas também pode ser encontrado em terra firme, num passeio familiar ou numa atividade física mais radical.
 
"Recomendo um banho na Cachoeira da Toca ou uma trilha de bike até a paradisíaca Praia de Castelhanos, localizada na deserta face leste da ilha. Gosto também da Praia da Armação (norte), outro tradicional ponto de encontro de velejadores". Na hora de repor a energia consumida pelas regatas, Prada também tem uma sugestão especial aos velejadores e turistas. "Meu prato favorito é o peixe com molho de camarão e batata grelhada com alho do Restaurante Ilha Sul". 
 
Vice-campeão da Rolex Ilhabela Sailing Week de 2012 na Classe HPE com o veleiro Ginga, Prada deixa outra dica importante aos competidores. "É melhor agendar a travessia da balsa nos trajetos de ida e de volta. A viagem fica menos desgastante".
 
O principal medalhista olímpico do país, Robert Scheidt, considera Ilhabela como o "quintal de casa", devido à evolução que os treinos na raia do canal de São Sebastião lhe proporcionaram a partir das primeiras velejadas da carreira. Sua família tem casa em Ilhabela, local que frequenta desde garoto e considera sua escolha quando está no Brasil. Ele mora atualmente no Lago de Garda, na Itália. 
 
Quando está fora da água, Scheidt tem opções semelhantes às do parceiro olímpico da Classe Star, Bruno Prada. "Quando tenho a oportunidade de ir à praia, minhas prediletas são: Armação, Bonete e Castelhanos. Recomendo ainda passeios que tenham o espírito de aventura da Ilha como as Cachoeiras da Água Branca e da Toca, e as trilhas do Morro do Baepi e do Bonete. Gosto também de frequentar os restaurantes: Ilha Sul, Nova York, Max e Cheiro Verde", sugere o bicampeão olímpico. O ganhador de cinco medalhas olímpicas já disputou várias vezes a Rolex Ilhabela Sailing Week. Na última vez, em 2011, foi campeão da classe HPE, com o barco Atrevido. 
 
Ilha tem 140km de costa e 45 praias - Ilhabela possui uma área de 346 km², sendo 140 km de costa, incluindo 45 praias. A Mata Atlântica abrange 85% do município e integra o Parque Estadual protegido pelo Projeto de Preservação da Mata Atlântica (PPMA). Essa condição natural privilegiada permite que a cidade esteja voltada para o turismo durante os 365 dias do ano. "Os grandes eventos, como a Rolex Ilhabela Sailing Week, são fundamentais para o desenvolvimento da nossa economia. Geram emprego e novas oportunidades aos moradores. Durante uma semana os velejadores aproveitam os bons ventos enquanto seus familiares desfrutam a hospitalidade da ilha", comemora o prefeito Antônio Luiz Colucci. 
 
As atrações do mês de julho não ficam restritas à agua. O programa cultural é extenso para os frequentadores da aconchegante "Vila", o centro histórico de Ilhabela. A Prefeitura e a Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação oferecerão ao público apresentações de Kiko Zambianchi e da São Paulo Companhia de Dança, além do 1º Festival Internacional de Jazz e da 1ª Feira Literária de Aventura. 
 
"Mais uma vez Ilhabela se prepara para receber a maior competição de vela oceânica da América Latina, reunindo a nata da modalidade na cidade. Esperamos pelo espetáculo das velas em nosso canal, sendo que logo em seguida, teremos também a Semana Internacional de Monotipos, de 19 a 21 de julho", lembra o secretario de Esportes, Lazer e Recreação, Flávio César. 
 
A rede hoteleira está sempre pronta para oferecer aos velejadores e familiares, conforto, segurança e tratamento específico durante o período de regatas. Os novos pacotes têm descontos de até 50%, além de condições diferenciadas de check-out. Confira lista de hotéis e pousadas conveniados com a Rolex Ilhabela Sailing Week, no site www.risw.com.br/2013/servicos/hospedagem/
 
Restaurantes e lanchonetes também têm cardápios com pratos elaborados para alimentar os velejadores depois de horas a bordo em intensa competição. 
 
O Yacht Club de Ilhabela (YCI), referência em clube náutico no País, também oferece uma estrutura de primeiro mundo para receber os velejadores e suas famílias. Só o staff para montar o evento supera 200 pessoas entre produtores, árbitros, motoristas, pilotos de lanchas e promotores.
 
Além de acompanhar as competições, os turistas que visitarem a ilha terão opções de lazer como ecoturismo e cultura. Os mais procurados são trekking e turismo off road, os já tradicionais passeios de jipe pelos pontos mais bonitos e pouco habitados da cidade. A fauna e flora de Ilhabela estão na lista de atrações imperdíveis. São 3.000 espécies de aves marinhas e migratórias que passam pela região.
 
Programação da 40ª edição da Rolex Ilhabela Sailing Week: 
 
6/7 - sábado:
- 20h - Abertura oficial da 40ª edição
 
7/7 - domingo: 
- 8h30 - Cerimônia com hasteamento de bandeira no YCI
- 10h - Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil e regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (500, 600 e 650), C30 e RGS (A, B e Cruiser)
- 10h15 - Regata Renato Frankenthal para as classes HPE e Star
- 10h30 - Regata Ilha de Toque-Toque por Boreste ou regata alternativa de percurso longo para as classes ORC (700) e RGS (C).
 
8/7 - segunda-feira:
19h - Coquetel aos Comandantes
 
9/7 - terça-feira: 
- 12h - Regatas de Barla-Sota ou Percurso
- 18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela
- 19h - Premiação Fita-Azul das regatas de percurso
 
10/7 - quarta-feira: 
- 11h - Regata de Percurso ou Barla-Sota
- 18h - Evento no Yacht Club de Ilhabela
 
11/7 - quinta-feira: 
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 18h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
 
12/7 - sexta-feira
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 17h30 - Premiações do Campeonato Sul-Americano de ORC e Brasileiros das classes C30, Skipper 30 e Skipper 21
 
13/7 - sábado: 
- 12h - Regata Barla-Sota ou Percurso
- 17h - Confraternização no Yacht Club de Ilhabela
- 19h - Premiação da Rolex Ilhabela Sailing Week
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook