Scheidt e Prada retomam disputa da Star na Rolex Ilhabela Sailing Week

Scheidt e Prada treinam para a Semana de Vela / Foto: Flávio PeresScheidt e Prada treinam para a Semana de Vela / Foto: Flávio Peres

Ilhabela - Dia de descanso para os competidores da Rolex Ilhabela Sailing Week, esta segunda-feira (8) será usada por Robert Scheidt e Bruno Prada para treinar. De volta à Star, classe onde conquistaram duas medalhas olímpicas (prata em Pequim/08 e bronze em Londres/12) e o tricampeonato mundial, os velejadores ficaram com o quinto lugar na regata de abertura da competição, no domingo, e apostam no bom entrosamento para recuperar posições nas próximas disputas, nesta terça-feira (9). Os líderes são Luiz André Reis e Alexandre Freitas, de Brasília.
 
O primeiro desafio da Semana de Vela na volta de Scheidt e Prada à Star foi a Regata Renato Frankhental, de percurso médio (14 milhas), disputada em condições de vento muito fraco, o que obrigou a flotilha a parar em várias ocasiões e privilegiou os velejadores que escolheram o lado da terra. "Não fiquei satisfeito com a maneira como velejamos. Erramos bastante. Mas, a partir de terça-feira, teremos regatas com previsão de vento mais forte", observa Robert Scheidt. 
 
De acordo com Bruno Prada, as provas barla-sota, mais curtas, permitem um melhor controle da flotilha, situação onde o entrosamento pode fazer a diferença. "Vamos treinar para conseguir os resultados que esperamos", enfatiza Prada. As regatas da Star seguem até sábado (13), no Yacht Club Ilhabela (YCI), sempre a partir das 12 horas.
 
Caminhos diferentes - Robert Scheidt e Bruno Prada chegaram a Ilhabela na sexta-feira (5), depois de disputar a Semana de Vela de Kiel, na Alemanha, em categorias distintas. Robert, patrocinado pelo Banco do Brasil, Prada e Rolex, ficou com o vice-campeonato da Laser, enquanto Bruno, que conta com o patrocínio do Banco do Brasil e Club Athletico Paulistano, terminou em nono lugar na Finn. Os dois retornaram às antigas classes após a conquista do bronze em Londres/2012, com a indefinição sobre a presença da Star no programa olímpico para os Jogos do Rio de Janeiro/2016. 
 
Na Laser desde setembro de 2012, Scheidt conquistou o Campeonato Italiano de Classes Olímpicas, o Brasileiro da categoria, seu 12º título nacional, a Semana Brasileira de Vela, em fevereiro, e a Laser Europa Cup, em março. Os resultados somam-se aos dez títulos mundiais, um deles juvenil, além de três medalhas olímpicas (ouro em Atlanta/1996 e Atenas/2004, prata em Sydney/2000).
 
Bruno Prada passou por um longo processo de readaptação à Finn, durante o qual conquistou a Semana de Vela do Rio de Janeiro e ficou com o bronze na Semana Brasileira de Vela. Prada tem ainda no currículo 45 títulos na Finn entre 1989 e 2004, como o tricampeonato brasileiro (1993, 1997 e 1998), três Pré-Olímpicos (1997, 1998 e 2001) e o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg/1999.
 
Resultados após a primeira regata
 
1 - Luiz André Reis/Alexandre Freitas - 1 ponto perdido
2 - Reinaldo Conrad/Ubiratan de Oliveira - 2 ppp
3 - Alessandro Pascolato/Henri Boening - 3 pp
4 - Marcelo Fuchs/Ronald Seifert - 4 pp
5 - Robert Scheidt/Bruno Prada - 5 pp
6 - Fábio Bruggioni/Marcelo Sansone - 6 pp
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook