Distância do mar não é problema para mineiros na Rolex Ilhabela Sailing Week

Vela em Minas Gerais / Foto: Acervo pessoalVela em Minas Gerais / Foto: Acervo pessoal

Ilhabela - A distância para o mar não impede Minas Gerias de contar com uma equipe de ponta na vela oceânica. O Zig Zag Split, do comandante Marco Aurélio Soares Martins, tentará o título da Rolex lhabela Sailing Week na Classe ORC, competindo contra adversários do Brasil e da Argentina. O time é experiente e acumula participações em regatas de ponta no País, como Recife-Noronha, Circuito Rio e a Vitória-Guarapari.
 
As provas no litoral norte paulista serão disputadas de 6 a 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). "A turma de Minas Gerais tem bastante experiência em regatas costeiras de várias classes e também em travessias oceânicas. Pretendemos dar trabalho para as demais equipes", diz Marco Aurélio Soares Martins.
 
Os mineiros escolheram o Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ), para guardar o barco, mas há opções locais para a prática da modalidade, como a Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima e a Usina de Três Lagoas. Os velejadores do Zig Zag Split já participaram várias vezes da Rolex Ilhabela Sailing Week. No currículo também estão travessias pela costa da América do Sul até Uruguai e Argentina. No ano passado, o estado sediou os campeonatos brasileiros das classes Microtoner 19 e Laser, além do Match Race.
 
"A preparação do barco começou desde sua aquisição, quando era chamado Wiki Wiki. Fizemos uma manutenção intensa e detalhada e, em seguida, participamos de algumas regatas no Rio de Janeiro. A equipe é formada por velejadores de Minas Gerais e Rio", relata Marco Aurélio Soares Martins. "Além da Rolex Ilhabela Sailing Week ser o maior campeonato de vela oceânica da América Latina, decidimos correr porque gostamos dos shows na Vila, do clube, e de todo o ambiente que a Ilha oferece aos velejadores".
 
A Rolex Ilhabela Sailing Week chega à 40ª edição e terá a participação de barcos nas classes ORC, C30, S40, HPE, RGS, IRC e Star. Nomes como Torben Grael, Lars Grael, Robert Scheidt, Bruno Prada e Maurício Santa Cruz estão confirmados para as regatas.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook