Brasil conquista oito medalhas na ginástica acrobática
Quarta, 14 Outubro 2015 12:36
Santo André - A ginástica acrobática brasileira fez bonito e conquistou cinco medalhas no Campeonato Pan-Americano e três na Copa Pan-Americana de Clubes, realizadas no Coliseu Héctor Solá Bezares, na cidade de Caguas, em Porto Rico. As apresentações foram de sexta-feira (9) até domingo (11).
Coordenadora do comitê técnico de ginástica acrobática da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e uma das árbitras da Copa Pan-Americana, Deise Turbay Garcia ficou muito satisfeita com os resultados. "O Brasil fez uma participação com qualidade tanto na execução técnica quanto na parte artística. Participar com qualidade, e não quantidade, é importante e conseguimos. Os ginastas representaram o Brasil com elegância nos exercícios, além de atitudes e posturas", assegurou.
Outro ponto destacado por Deise é que a ginástica acrobática tem se mostrado cada vez mais forte no cenário internacional. "Durante as apresentações e reuniões, todos pediram para que o próximo Pan seja no Brasil. Essa evolução a cada evento internacional está me deixando muito satisfeita e com a certeza de estarmos no caminho certo", comemorou a coordenadora.
No Campeonato Pan-Americano, Júlia Borges Bertassoli, Júlia Foresto e Lays Hiromi lnada foram prata no trio feminino de 11 a 16 anos, com 24,750 pontos. Já Gabriella Tatiane de Paula Nunes, Melissa Fontouro Marques Coquim Reis e Stefhany Major Oliveira ficaram na quarta colocação, com 24,150.
Já a dupla mista de 12 a 18 anos Guilherme de Sene e Júlia Oliveira conquistou o ouro, com 21,950. No trio da mesma categoria, Giovanna de Castro Angelis Guedes Pereira, Maria Luísa Aguiar de Oliveira e Vitória Guirelli Cruppe ganhou o bronze, com 23,350.
Pelo júnior, a dupla feminina Beatriz Palma Aprobato e Marcela Chacon Guadagni da Silva obteve a medalha dourada, com 24,550. Para fechar, o trio feminino adulto composto por Alessandra Antônio dos Santos Cavalcanti, Bárbara Helen de Oliveira Morais e Juliana dos Reis de Freitas garantiu a prata, com 23,450.
Na Copa Pan-Americana de Clubes vieram outros bons resultados. Na dupla mista juvenil, Ana Alice Calabraro de Bonis e Lucas Augusto Nose Lopes foram os primeiros colocados, com 48,750. Na categoria trio feminino de 10 a 18 anos, ouro para Kaylanne Cardoso Carvalho Leal, Rafaela Januária Harmendani de Abreu e Rachel Yoshida Arns, com 75,450, e prata para Fernanda Pompeo de Campos Porfírio, Júlia Maria Costa Guedes e Lana Moura Parra, com 74,550.
Delegação brasileiraCampeonato Pan-Americano
Age Group 1 - Trio 1: Júlia Borges Bertassoli, Júlia Foresto e Lays Hiromi lnada
Trio 2: Gabriella Tatiane de Paula Nunes, Melissa Fontouro Marques Coquim Reis e Stefhany Major Oliveira
Age Group 2 - Dupla mista: Guilherme de Sene e Júlia Oliveira
Trio: Giovanna de Castro Angelis Guedes Pereira, Maria Luísa Aguiar de Oliveira e Vitória Guirelli Cruppe
Juvenil - Dupla mista: Ana Alice Calabraro de Bonis e Lucas Augusto Nose Lopes
Júnior - Dupla feminina: Beatriz Palma Aprobato e Marcela Chacon Guadagni da Silva
Adulto - Trio: Alessandra Antônio dos Santos Cavalcanti, Bárbara Helen de Oliveira Morais e Juliana dos Reis de Freitas
Copa Pan-Americana de Clubes
Age Group 2 - Trio 1: Kaylanne Cardoso Carvalho Leal, Rafaela Januária Harmendani de Abreu e Rachel Yoshida Arns
Trio 2: Fernanda Pompeo de Campos Porfírio, Júlia Maria Costa Guedes e Lana Moura Parra
Técnicos: Márcia Janete Nunes Colognese, Nelson Alexandre de Araújo e Raphael Mendes de Andrade Felipe
Árbitras: Deise Turbay Garcia e Marcelle Neves Rodrigues
Chefe de delegação: Gabriel Ferreira Ioshida