Carolina e Arlan vencem a 2ª etapa do Estadual de Triathlon do ES

Arlan Mendes / Foto: Pauta Livre

Vitória - Uma semana depois de sagrar-se campeã brasileira amadora de triathlon, em João Pessoa, na Paraíba, Carolina Sardinha deu, neste domingo (14), passo decisivo para conquistar o tricampeonato capixaba, ao vencer a segunda etapa do Campeonato Estadual, na Praia de Camburi, em Vitória (ES).
Carolina, que ganhou também a primeira etapa, registrou na prova, que teve distância sprint (750 metros de natação/20 km de ciclismo e 5 km de corrida), o tempo de 1.04:42. Em segundo lugar no feminino chegou Bruna Cangini com 1.06:20  e  em terceiro Lila Tavares com 1.06:53.
 
No masculino, o grande vencedor foi Arlan Mendes, irmão do nadador Arthur Mendes, da equipe olímpica do Brasil, que completou o percurso em 56:13.  Arlan, assim como Carolina, venceu também a primeira etapa e é considerado uma das grandes revelações do triathlon capixaba da ultima década.
 
Na segunda colocação no masculino chegou Leonardo Rodrigues (Tricampeão capixaba) com 56:40 e na terceira colocação Gerardo Pereira  (Pentacampeão capixaba) com 56:59.
 
A prova reuniu mais de 250 atletas de vários Estados.
 
No feminino, Carolina Sardinha saiu no segundo bloco na natação, liderada por Lila Tavares, mas teve um pedal vigoroso e partiu para a etapa de corrida já na liderança, cruzando a linha de chegada com boa folga.
 
“Sinceramente minha melhor etapa foi a natação. Concluí no segundo grupo, mas com distância pequena entre as líderes, comparando com a primeira etapa. No ciclismo e na corrida consegui cumprir, como queria, minha estratégia e cruzar em primeiro. Senti um pouquinho o desgaste do Campeonato Brasileiro de João Pessoa no sábado passado (06) e todo o esforço que envolve um evento deste nível, como já era previsto. Estou muito feliz com os resultados. Agora é mirar a terceira etapa do Estadual e o Mundial do Canadá”, disse Carolina.
 
No masculino, Arlan também saiu um pouco atrás na natação. À sua frente, dentre outros, Felipe Anunciatto, atual campeão capixaba, e Leonardo Rodrigues.
 
Mas, no ciclismo teve parciais muito boas, até passar a liderar e fazer a transição para a corrida com muita segurança, garantindo a segunda vitória no Campeonato Estadual, em duas etapas realizadas.
 
“Achei a metragem da natação muito curta, o que não nos permitiu um desempenho técnico satisfatório.  No ciclismo, formaram-se os blocos e todo mundo se empenhou bastante para fazer a transição para a corrida com chances de pódio. Na corrida, devido ao calor, houve desgaste acentuado. Eu busquei me concentrar, forçar o ritmo e lutar pela primeira colocação. Que bom que deu tudo certo”, disse Arlan Mendes.
 
Vale destacar que Carolina e Arlan estão invictos em 2017, já que venceram, além das primeira e segunda etapas do Campeonato Estadual de Triathlon, o Campeonato Estadual de Aquathlon que teve etapa única, realizada em Guarapari.  
 
Masculino
 
1 - Arlan Mendes (ES) – 56:13
2 - Leonardo Rodrigues (ES) – 56:40
3 - Gerardo Pereira (ES) – 56:49
 
Feminino
 
1 - Carolina Sardinha (ES) – 1.04:42
2 - Bruna Cangini (ES) – 1.06:20
3 - Lila Tavares (ES)- 1.06:53  
 
Dois grandes eventos do calendário da Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) estão previstos para acontecer em Vila Velha (ES) no segundo semestre. São eles: o 32º Triathlon do Exército no dia 27 de agosto e a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Aquathlon no dia 30 de setembro.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook