Pamella Oliveira e Yvan Jarrige vencem o Ironman 70.3 Rio de Janeiro

Pamella Oliveira no centro do Pódio / Foto: Fábio Falconi/Unlimited SportsPamella Oliveira no centro do Pódio / Foto: Fábio Falconi/Unlimited Sports

Rio de Janeiro - A brasileira Pamella Oliveira e o francês Yvan Jarrige são os campeões da edição 2019 do Ironman 70.3 Rio de Janeiro. Disputado no domingo (22), na capital carioca, o evento desafiou mais de 1.300 atletas de 26 países, em 1.9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21.1 km de corrida, em um dia chuvoso na Cidade Maravilhosa. 
 
Pamella tornou-se a única tricampeã da competição ao fechar a prova em 4h28min03seg, enquanto o francês foi o primeiro atleta estrangeiro a vencer no Rio, com 3h56min34seg.
 
Em sua primeira competição após o Campeonato Mundial, em Nice (FRA), Pamella confirmou seu favoritismo para garantir o inédito tricampeonato no Rio. Logo na natação, a capixaba radicada em Balneário Camboriú (SC) abriu boa vantagem sobre o pelotão seguinte e no ciclismo aumentou ainda mais sua liderança saindo para correr confortável. Controlando bem a prova durante a última etapa, Pamella comemorou bastante a vitória.
 
“Muito feliz por voltar ao Rio de Janeiro e conquistar esse inédito tricampeonato. É sempre bom ganhar, especialmente em casa”, disse. “Com a vitória eu já garanto com antecipação a vaga para o Mundial de 70.3 do ano que vem e isso me dá mais confiança e calma para escolher as próximas provas”, encerra Pamella. Luisa Cravo fez uma ótima corrida para completar o Ironman 70.3 Rio de Janeiro na segunda posição e a argentina Romina Palacio completou o pódio na terceira posição.
 
Na Elite masculina, a dinâmica da prova foi bem diferente. Na natação, quatro atletas saíram na frente formando o primeiro pelotão com Chicão, Paulo Roberto Maciel, Bruno Matheus e Fernando Toldi, seguidos bem de perto por Luís Ohde, Edivanio Monteiro e o francês Yvan Jarrige. No ciclismo, Paulo Maciel, Yvan e Toldi passaram a dominar as ações e os três saíram para a corrida com vantagem sobre os demais atletas.
 
Logo nos primeiros quilômetros da corrida, Yvan passou a impor um forte ritmo e assumiu a liderança do grupo. Com o melhor parcial na modalidade, o francês pode comemorar seu primeiro título no Brasil (ele já havia sido vice-campeão no Ironman 70.3 Florianópolis).
 
“É muito bom poder voltar ao Brasil e desta vez vencer. Me sinto um privilegiado por poder competir ao redor do mundo e vir para lugares como este”, comenta Yvan. “Foi uma prova bem dura, com ótima organização e excelente estrutura. Todos estão de parabéns”, avaliou o campeão. Paulo Roberto Maciel foi o melhor brasileiro na competição, completando a prova na segunda posição, seguido por Bruno Matheus, terceiro colocado.
 
Resultados - Ironman 70.3 Rio de Janeiro
 
Elite Masculino:
1º Yvan Jarrige (França) - 3h56min34seg
2º Paulo Roberto Maciel (Brasil) - 3h58min20seg
3º Bruno Matheus (Brasil) - 4h03min57seg
 
Elite Feminino:
1ª Pamella Oliveira (Brasil) - 4h28min03seg
2ª Luisa Cravo (Brasil) - 4h34min16seg
3ª Romina Palacio (Argentina) - 4h43min39seg
 
Campeões
2019 - Yvan Jarrige (FRA)/Pamella Oliveira (BRA)
2018 – Reinaldo Colucci (BRA)/Pamella Oliveira (BRA)
2017 - Paulo Roberto Maciel (BRA)/Pamella Oliveira (BRA)
2016 - Reinaldo Colucci (BRA)/Luisa Baptista (BRA)
2015 - Santiago Ascenço (BRA)/Mariana Borges (BRA)
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook