XTerra Ouro Preto marca início do MTB Cup Pro em grande estilo

Felipe Moletta conseguiu sua primeira vitória na atual temporada / Foto: César Delong Felipe Moletta conseguiu sua primeira vitória na atual temporada / Foto: César Delong

Ouro Preto - A 3° etapa do circuito XTerra Brazil Tour 2019 foi realizada nos últimos dias 1 e 2 de junho, em Ouro Preto, Minas Gerais. 
 
O XTerra Ouro Preto marcou a abertura das competições de MTB no ano e não desapontou os amantes de bikes, que contaram com premiação em dinheiro para os três primeiros colocados (feminino e masculino), percursos técnicos e a homologação da Federação Mineira de Ciclismo (FMC). 
 
Mais de 1.300 atletas estiveram presentes nas modalidades de duathlon, trail runs, corrida kids e a já citada MTB Cup. O clima de diversão e bom-humor tomou conta do festival, que foi ensolarado durante seus dois dias de esportividades. A etapa também marcou a estreia do XTerra Rock You, novo nome do espaço para as comemorações entre os envolvidos, a famosa festa, que já é tradicional e bem aceita pelos fãs. Na ocasião, houve show do cantor Celestino e da banda Seis Ponto Bola, que atraiu cerca de 400 pessoas em cada fase de musicalidade.
 
Duathlon - Na prova de duathlon, disputada no sábado, o heptacampeão nacional Felipe Moletta conseguiu sua primeira vitória na atual temporada. Aos 33 anos de idade, o triatleta parece estar cada vez melhor fisicamente e terminou todo o trajeto de 2,5km (corrida) + 31,7km (bike) + 5,15km (corrida) em 02h24min56seg, chegando cerca de dois minutos antes do segundo colocado, Diogo Malagon. Marcelo Sebastião, Hugo Amaral e Rafael Juriti completaram o pódio da elite masculina.
 
O triunfo de Moletta serviu para ganhar ainda mais confiança na briga pelo ranking de 2019. O paranaense está cada vez mais próximo do octacampeonato e foi breve nas palavras pós-prova. “Que prova dura! Estou muito feliz com a primeira vitória no circuito 2019”, afirmou.
 
No feminino, Laura Mira, embaixadora XTerra, ficou com a 3° colocação entre as profissionais e, com isso, manteve-se no topo do ranking. A paulista está em busca de seu primeiro título nacional no evento. A campeã da etapa foi a jovem Maria Paula Mesquita, mais conhecida por Paulinha Mesquita, de 23 anos.  Ela terminou o percurso em 3h25min52seg. A vice-campeã em Ouro Preto foi Márcia Helena Matos.
 
MTB Cup Pro e Sport - Na estreia da modalidade mais veloz do circuito XTerra, a expectativa era alta e foi bem atendida em todos os quesitos, desde a entrega dos kits, passando pelo percurso altamente técnico até chegar à premiação. O MTB Cup Pro, de 44km de distância, foi elogiado por Edivando de Souza, embaixador do MTB XTerrra. “Acho que o circuito aqui foi mountain bike 100%. Foi uma largada muito dura no centro histórico, a gente já subiu no paralelo e chega a 31% de inclinação. Gostei muito mesmo”, comentou.
 
Na categoria masculina, Lucio Otavio, campeão Cimtb e pentacampeão brasileiro sub-30, chegou na frente de todos os quase 200 ciclistas. O atleta aproveitou para agradecer o apoio da torcida e revelou matar uma saudade: “Como é bom competir, já estava com saudade de colocar o numeral na bike e alinhar para a largada. Feliz demais com o resultado nessa prova, que por sinal, é duríssima e muito disputada. Obrigado à torcida de todos”, exclamou. 
 
Gustavo Vilela Junior, Edivando de Souza, César Augusto e Samuel Marotta completaram o pódio. Entre as mulheres, a atual bicampeã da modalidade, Sofia Subtil, começou a temporada como de costume, com triunfo e troféu de ouro erguido. Sofia pode se tornar a primeira mulher a ser tricampeã de MTB no XTerra. A paulista começou essa jornada com pé direito. A mineira Roberta Stopa, principal concorrente de Sofia pelo título, ficou em segundo lugar e foi seguida por Luana Machado, Laurita Moreira e Márcia Helena Matos, que subiu ao pódio pelo segundo dia. 
 
Na categoria MTB Cup Sport (29,5km), os melhores foram Jozimar Peixoto e Bárbara Domingues.
 
Trail Run 21K - Na distância mais longa de corrida, a única com ranking e disputa em jogo, melhor para Sandro Arcanjo e Maria Aparecida da Cunha. Ambos finalizaram a prova de 21K com vantagem de sobra para os segundos colocados, Joseilton Santos e Ana Paula de Oliveira, respectivamente. Mais de 700 corredores largaram nas trail runs 5K, 10K e 21K.
 
Todos os resultados do XTerra Ouro Preto, que foi apresentado pelo Sesi e recebeu apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, podem ser consultados em http://xterrabrasil.com.br/tour/resultados-xterra-ouro-preto-2019/ 
 
 
 
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook