Nova vitória da colombiana Muriel em Porto Alegre

Pódio feminino / Foto: Luiz Doro / adorofoto

Rio de Janeiro - A colombiana Muriel Paredes mostrou mais uma vez seu talento e conquistou a segunda vitória consecutiva no Circuito Caixa. Depois de ganhar em Recife, no dia 11 de agosto, ela não deu chances às adversárias na manhã deste domingo (1/9) , em Porto Alegre, na oitava etapa da temporada. Na elite masculina, formada apenas por brasileiros, o título ficou com Luís Paulo Antunes. O percurso teve 8,3 quilômetros e, por isso, os tempos não foram validados como recorde. A ordem de classificação foi homologada para efeito de premiação e pontuação no ranking nacional Caixa/CBAt. A nona etapa do Circuito CAIXA está programada para 29 de setembro, em Curitiba.

O Parque Marinha do Brasil, na orla do Rio Guaíba, amanheceu com um novo colorido neste domingo, com a chegada dos cerca de 1.500 corredores inscritos no Circuito CAIXA. O tempo nublado e a temperatura de 19 graus animou ainda mais a todos, que após pegarem o chip de cronometragem fizeram o aquecimento, finalizado com um longo aplauso para comemorar o dia do professor de Educação Física.
 
As corredoras brasileiras da elite largaram pontualmente às 9 horas, motivadas com a ausência de última hora da queniana Delvine Meringor. O problema é que em seu lugar veio a colombiana Muriel Paredes, que já provara com o título de Recife, na sétima etapa, ser uma concorrente de peso. E Muriel confirmou sua capacidade ao forçar o ritmo nos últimos dois quilômetros e cruzar em primeiro lugar, no tempo de 28min25, um bom resultado mesmo para o percurso encurtado em 1.700 metros.
 
"Ao chegar no quinto quilômetro percebi que o percurso era um pouco menor, por isso saí forte no sétimo e assumi a ponta para vencer", explicou a corredora de Cartagena, de 26 anos, e que está no Brasil há algumas semanas. Depois de ganhar em Recife, ela venceu em Catanduva (10 km) e foi segunda em Bauru (6 km). Este mês ela ainda vai correr uma prova de 6 quilômetros em Salvador e a nona etapa do Circuito Caixa, em Curitiba. Volta para a Colômbia em outubro para descansar e deve fazer nova temporada no Brasil no início de 2014.
 
A segunda colocada foi Rosiane Xavier dos Santos, de Brasília, que também está em ótima forma, pois venceu a sexta etapa, em Fortaleza, no início de agosto. "Percebi logo a redução do percurso e procurei ficar no pelotão dianteiro, mas quando a Muriel abriu também forcei, mas não consegui chegar nela", afirmou, animada com a pontuação somada de melhor brasileira, que poderá melhorar seu sétimo lugar no ranking nacional.
 
Edielza Guimarães foi a terceira colocada e deve assumir essa posição no ranking, passando Maria Bernadete Cabral, que terminou em oitavo. A líder do ranking nacional, Roselaine Silva, foi apenas a nona, mas tem boa vantagem sobre a vice-líder Conceição Oliveira, sétima neste domingo.
 
Determinado a vencer
 
Luís Paulo Antunes fez um aquecimento forte e mostrou que não estava para brincadeira na manhã deste domingo. Correu no grupo dianteiro o tempo todo e, no sétimo quilômetro, forçou o ritmo junto com Rafael Santos Novais para, um quilômetro depois, assumir a ponta e vencer em Porto Alegre, em 24min04. 
 
"Vim para ganhar. Estava determinado a conseguir minha primeira vitória no Circuito na temporada. O percurso é plano, do jeito que eu gosto, e a temperatura ajudou. Corri para baixar o recorde nacional do José Márcio Leão no Circuito CAIXA (28min51), mas não deu pelo encurtamento do percurso. Mesmo assim estou muito feliz", contou Luís Paulo, dedicando o título à corredora Rosângela Figueiredo, que sofreu um acidente de ônibus na semana passada, quando ia para uma prova, e que está na UTI. Como está focando em provas curtas, Luís Paulo deve correr as últimas quatro etapas do Circuito CAIXA do ano.
 
O quarto colocado, Ivanildo Pereira dos Anjos, o "Gomes", tinha bons motivos para ficar feliz. O resultado consolidou ainda mais seu segundo lugar no ranking nacional. "Acredito que agora abri 36 pontos sobre o Valdir e estou mais perto do objetivo, que é finalizar a temporada entre os três melhores do Brasil", previu o corredor de Inhaúma, em Minas Gerais, ressaltando a importância do Circuito em sua vida. "Consegui construir minha casa por causa dos bons resultados que conquistei no Circuito desde 2009. Por isso, sempre corro as provas da CAIXA", acrescentou.
 
Herói do Atletismo em Porto Alegre
 
O medalhista olímpico Vicente Lenílson de Lima foi o padrinho da etapa de Porto Alegre do Circuito CAIXA. O ex-velocista deu a largada da prova e fez a entrega de prêmios aos vencedores. Vicente integrou a equipe brasileira de revezamento 4x100 m que conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 e nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo/2003, além do ouro no Pan do Rio de Janeiro/2007. Hoje, participa do programa Heróis do Atletismo, iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens.
 
Resultados
 
Masculino
 
1.- Luís Paulo da Silva Antunes (GranCursos/CAIXA) - 24min04
2.- Rafael Santos Novais (Pinheiros) - 24min08
3.- Justino Pedro da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 24min35
4.- Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes (Cruzeiro/CAIXA) - 24min41
5.- Francisco Ivan da Silva (ZF Sachs) - 24min44
6.- Sérgio Celestino da Silva (Pinheiros/CAIXA) - 24min53
7.- Glenio Caetano Rodrigues (Unimed/Celer Faculdades) - 25min36
8.- William Salgado Gomes (Luasa) - 26min57
9.- Jeferson Pinheiro Lopes (Sogipa/Percorrer) - 27min38
10.- Gerson Antonio Moreira Leite (Pé de Vento/CAIXA) - 28min11
 
Feminino 
 
1.- Muriel Coneo Paredes (Colômbia/Luasa) - 28min25
2.- Rosiane Xavier dos Santos (GranCursos/CAIXA) - 28min34
3.- Edielza Guimarães (GranCursos/CAIXA) - 28min34
4.- Adriana Aparecida da Silva (Pinheiros) - 28min39
5.- Kleidiane Barbosa Jardim (GranCursos/CAIXA) - 28min48
6.- Maria Aparecida Ferraz (Luasa) - 29min05
7.- Conceição Oliveira - (Mizuno/CAIXA) - 29min29
8.- Maria Bernadete Cabral - 29min53
9.- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min21
10.- Maria Zeferina Baldaia (CAIXA/Serquímica) - 30min34
 
O Circuito CAIXA já teve etapas em Goiânia (7/4), Uberlândia (11/5), Belo Horizonte (26/5), Campo Grande (9/6), Salvador (16/6), Fortaleza (4/8) e Recife (11/8) e Porto Alegre (1/9). Agora segue para Curitiba (29/9), Ribeirão Preto (19/10), São Paulo (27/10) e Brasília (24/11). Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, o evento conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As 12 provas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook