Seleção masculina de judô se prepara para manter domínio no continente

Rafael Silva passa por cirurgia e previsão de retorno é de quatro a seis meses / Foto: Divulgação / CBJ

Rio de Janeiro - Com sete medalhas (seis ouros) conquistadas nos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, no México, e oito (cinco ouros) no Campeonato Pan-americano de Edmonton, em abril passado, no Canadá, a seleção brasileira masculina de judô espera manter seu domínio continental em Toronto 2015.
 
O peso-pesado David Moura (100kg), ouro em Edmonton, garante que o bom retrospecto da equipe não causa pressão nos atletas. A categoria dele foi a única que não conquistou o título em Guadalajara.
 
"O judô brasileiro é uma potência dentro do continente. Então, ter um bom desempenho no Campeonato e nos Jogos Pan-americanos é natural. Eu procuro focar só em mim, no meu resultado e buscar o meu ouro. E assim o resultado da equipe vai chegar", disse David, que foi convocado para Toronto 2015 após o corte de Rafael Silva, lesionado no músculo peitoral superior direito.
 
Para os técnicos, a preocupação foi potencializar as ações dos brasileiros que têm dado certo e estudar os principais adversários em cada categoria para evitar qualquer tipo de surpresa. Entre os estudados estão os equatorianos Lenin Preciado (60kg) e Freddy Figueroa (+100kg), o mexicano Isao Cardenas (90kg), o norte-americano Travis Stevens (81kg), o argentino Emanuel Lucenti (81kg), os canadenses Sérgio Pessoa (60kg) e Antoine Buchard (66kg), e os cubanos Magdiel Estrada (73kg), Ivan Moralez (81kg), Asley Gonzalez (90kg), Jose Armenteros (100kg) e Alex Garcia Mendoza (+100kg).
 
"O judô brasileiro é referência nas Américas. Tem o objetivo de sempre chegar ao pódio, de disputar medalhas. Mas a equipe amadureceu bastante nos últimos anos, mesmo os mais jovens como (Charles) Chibana e (Victor) Penalber rodaram bastante, tem dois Mundiais no currículo. Temos o Tiago (Camilo) e o Luciano (Correa) que trazem uma experiência importante, o Jun (Luiz Shinohara, três vezes medalhista em Jogos) com toda a sua história vitoriosa da competição. Ou seja, temos elementos pra combater essa ansiedade e estamos trabalhando para que as coisas aconteçam naturalmente", disse Fulvio Miyata, técnico da equipe masculina ao lado de Shinohara.
 
A competição de judô nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015 começa no dia 11 de julho. O primeiro a competir será o peso-ligeiro Felipe Kitadai (60kg).
 
Rafael Silva passa por cirurgia
 
Após sofrer uma lesão no músculo peitoral superior direito sofrida durante um treino de força de rotina, Rafael Silva passou por uma cirurgia nesta terça-feira, no Hospital Samaritano, em São Paulo, conduzida pelo médico Breno Schor, da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).
 
"O Rafael ficará imobilizado por três semanas, mas já começa as sessões de fisioterapia das partes não envolvidas na próxima segunda-feira. A previsão de retorno aos tatames é de quatro a seis meses", disse o Breno Schor.
 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook