Brasil disputa Copa do Mundo de Ginástica Rítmica na Espanha

Seleção de Conjunto fez treinos controle durante preparação / Foto: DivulgaçãoSeleção de Conjunto fez treinos controle durante preparação / Foto: Divulgação

São Paulo – Nesta sexta-feira, dia 4, o Brasil disputa a etapa da Copa do Mundo de Guadalajara, na Espanha, de Ginástica Rítmica. O país será representado pelo Conjunto e pelas atletas Natália Gaudio e Bárbara Domingos no Individual.
 
A competição tem grande importância não só pela busca de resultados, mas também pela preparação das atletas para outros campeonatos internacionais deste ano, como Pan-Americano e o Mundial. Hoje foi dia de acertar os detalhes no treinamento de pódio.
 
Hoje, dia 4, será a primeira parte das classificatórias por aparelhos e as ginastas do individual competem primeiro com o arco e a bola. Os conjuntos se apresentam a partir das 14h, com a série de cinco arcos. No sábado, dia 5, a partir da 10h o individual volta à cena para as apresentações de maças e fita, e o conjunto, às 14h, com três bolas e duas cordas. No mesmo dia será a premiação do all around, ou seja, a soma das notas de todos os aparelhos, tanto para o individual quanto para o conjunto.
 
O Conjunto, composto pelas atletas Alessandra Correa, Alanis Ávila, Deborah Medrado Barbosa, Gabriela Paixão Ribeiro, Gabrielle Moraes da Silva, Jéssica Maier e Nicole Duarte, tem o comando de Camila Ferezin, também coordenadora das Seleções Brasleiras de Ginástica Rítmica. Na semana passada, a equipe fez vários treinos controle, como teste para o campeonato.
 
“Os controles no Brasil foram muito positivos. Fizemos um ciclo de três semanas de apresentações uma vez por semana nas escolas de Aracaju (SE), para trabalharmos a parte psicológica. Conhecemos mais o grupo em um ambiente próximo da realidade de competição e pudemos avaliar como estão as ginastas e as coreografias. O grupo vem numa crescente e as últimas passadas já foram sem grandes falhas, o que nos faz acreditar na possibilidade delas competirem bem”, frisou a treinadora.
 
Ela crê que a competição estará bastante nivelada, principalmente pelo fato de que todas as equipes estão fazendo acertos. “Começo de temporada é sempre difícil para todo mundo. Todos os países cometem falhas até porque todas as coreografias estão bem difíceis com as mudanças do código neste ciclo. Esperamos executar as coreografias bem, sem falhas graves. Estamos com uma equipe renovada. É necessário tempo de treino e experiência, mas o que importa é que estamos com um grupo com muita vontade e qualidade técnica. Estou bem satisfeita”, acrescentou.
 
Na sequência da etapa de Guadalajara, o Brasil irá disputar a etapa de Portimão, em Portugal, no fim de semana seguinte.
 
Programacao
 
Sexta-feira (4)
 
9h – Classificatórias individuais – arco e bola
14h – Classificatórias conjunto – cinco arcos
 
Sábado (5)
 
10h – Classificatórias individuais – macas e fita
14h – Classificatórias conjunto – três bolas e duas cordas
 
Domingo (6)
 
10h – Final individual – arco
10h35 – Final individual – bola
11h15 – Final conjunto – cinco arcos
 
11h55 – Final individual – macas
12h30 – Final individual – fita
13h15 – Final conjunto – três bolas e duas cordas
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook