Trio do Cruzeiro domina etapa noturna do Circuito Caixa em Uberlândia

Pódio masculino / Foto: Luiz Doro / adorofotoUberlândia - Na disputa entre Brasil e Quênia, o Cruzeiro mostrou, na noite deste sábado, porque tem a melhor equipe de atletismo do País. José Márcio Leão da Silva, Giomar Pereira da Silva e João Ferreira de Lima, o João da Bota, formaram o trio vencedor da primeira etapa noturna do Circuito Caixa, disputada em Uberlândia.

No feminino, nenhuma surpresa. A queniana Jackyne Chemwek ganhou de ponta a ponta, seguida por Adriana Cristina Silva da Luz, de apenas 19 anos, do Sesi de Belo Horizonte. A próxima etapa será exatamente na capital mineira no dia 27 deste mês.

O novo horário da prova disputada no Parque Sabiá foi aprovado por unanimidade, tanto que a elite bateu recorde histórico dos nove anos do Circuito Caixa, com 62 corredores (42 homens e 20 mulheres), e os amadores festejaram aumento de 20% em relação ao ano passado, somando 1.700 participantes.

Aproveitando o clima agradável, em torno de 19 graus no início da noite, a elite masculina imprimiu ritmo forte e, logo no início, os dois quenianos, Kiprotich Kemboi e Joseph Aperumoi, abriram do pelotão. José Márcio Leão encostou no terceiro quilômetro e passou por eles mil metros depois para seguir sozinho até completar os 10 km em 29min46s, apenas15 segundos acima do recorde da prova na cidade.

"Estava me sentindo muito bem e por isso forcei o ritmo após a metade da prova. Foi minha estreia em provas noturnas e gostei muito do horário e do percurso", disse Leão, pernambucano de Garanhuns, "terra do Lula", como ele diz, de apenas 21 anos. Esta foi a segunda vitória do corredor do Cruzeiro no Circuito Caixa. No ano passado, ganhou a etapa de Belo Horizonte.

"Vou me dedicar às provas de 10km na temporada e, por isso, devo correr as duas próximas do Circuito Caixa, em Belo Horizonte (dia 27 de maio) e em Campo Grande (3 de junho)", antecipou o corredor, que foi quinto colocado em Uberlândia no ano passado. A vitória deste sábado manteve Leão na liderança do Ranking Nacional CBAt/Caixa de 2012, após vencer a Meia Maratona de Fortaleza, em abril, e conquistar o terceiro lugar na abertura do Circuito Caixa, em Goiânia.

O vice-líder do ranking é o companheiro de clube, Giomar Pereira da Silva, vice-campeão no Triângulo Mineiro. "O resultado foi ótimo porque conseguimos bater os quenianos", contou Giomar, o "rei do Circuito", com 20 vitórias, e tetracampeão brasileiro.

Queniana confirma favoritismo e Brasil revela mais um talento

No feminino, a história foi diferente. A queniana Jackyne Chemwek abriu no primeiro quilômetro e não foi mais alcançada. Completou em 35min02s e foi seguida, 22 segundos depois, por uma revelação brasileira: Adriana Cristina Silva da Luz é maranhense, tem 19 anos e vive em Belo Horizonte há oito.

A queniana volta ao seu país neste domingo e não queria correr em Uberlândia, em função de uma dor nas costas, que começou na semana passada, durante prova em Sertãozinho. Foi convencida pelo seu técnico, Luís Antonio dos Santos, a ir para a cidade mineira e largar se não sentisse nada no aquecimento.

"Senti apenas um pouco de dor e resolvi largar. No percurso melhorei e fui abrindo até a vitória", contou a atleta de 28 anos que no segundo semestre de 2011 teve ótima performance no Circuito. Venceu em Ribeirão Preto, São Paulo e Curitiba e nas duas últimas bateu o recorde.

A melhor brasileira, a vice-campeã Adriana Cristina, cruzou a linha sorrindo muito e, falante, contou um pouco de sua história. Ela nasceu em São Luís, no Maranhão, e mudou para Belo Horizonte aos 12 anos para se dedicar ao atletismo. Se profissionalizou com 16 anos e agora, três anos depois, vem alcançando importantes resultados. Patrocinada pelo Sesi-MG, ganhou uma meia maratona na capital mineira, em abril.

"Estou treinando sério e os resultados estão aparecendo. Hoje foi tudo perfeito. Adorei correr à noite, mas fiquei com um pouco de medo de me perder", brincou. Adriana fez a estreia no Circuito Caixa no ano passado, em Belo Horizonte, quando terminou em oitavo. Depois da boa sequência das últimas semanas, ela está bastante otimista. "Vou me dedicar a provas de 5 e 10 K e também à meia maratona. Meu sonho é disputar a Olímpíada de 2016 no Rio", encerrou a atleta, que está no segundo ano do ensino médio e tem a britânica Paula Radcliffe como ídolo.

Mãe e filho emocionam todos em Uberlândia - A primeira corrida noturna de Uberlândia teve também dois personagens muito especiais no pelotão amador. Na véspera do seu dia, uma jovem mãe correu com seu filho, que tem uma deficiência rara que impede seus movimentos, e emocionou a todos.

Karolina Cordeiro percorreu os 5 km empurrando o carrinho de Pedro, de 5 anos, que tem a Síndrome de Aicardi-Goutières (SAG), uma doença rara, com cerca de cinquenta casos documentados em todo o mundo, e que não possui cura nem bibliografia disponível. O objetivo era chamar a atenção para sua luta dos últimos anos para buscar a cura e a melhora na saúde de Pedro.

"Percebo que nas atividades esportivas, como a natação, Pedro vem melhorando e que também fica muito feliz quando eu o levo para treinar minha corrida. Por isso o inscrevi na prova deste sábado e ele curtiu muito todo o movimento das pessoas em torno, da moto que nos acompanhou e dos flashes das fotos", afirmou Karolina logo após cruzar a linha, acompanhada por uma equipe de tv que ficou o tempo inteiro ao seu lado.

"Hoje ganhei um presente maravilhoso de Dia das Mães. A corrida foi um marco e o melhor dia das nossas vidas", falou emocionada. Karolina tem mais duas filhas, Ana Júlia (7 anos) e Giovana (2), que ficaram o tempo inteiro com o pai, esperando a chegada da mãe e do irmão.E todos saíram do Parque Sabiá felizes, comemorando as medalhas que Karolina e Pedro receberam por terem completado a prova. A emocionante história encerrou o Esporte Espetacular, da TV Globo, deste domingo, na homenagem às mães.

Um grupo também chamou atenção. O Sesi de Belo Horizonte trouxe, além da vice-campeã Adriana, mais 25 corredores. E o Sesi de Uberlândia inscreveu mais 58 pessoas, todos integrantes do programa Sesi Esporte MG, que conta com mais de 600 participantes em todo o estado. O medalhista olímpico Nelson Prudência foi o padrinho da prova e participou da largada e premiação.

Resultados

Masculino

1- José Márcio Leão da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 29m46
2- Giomar Pereira da Silva ((Cruzeiro/CAIXA) - 30m02
3- João Ferreira de Lima (Cruzeiro/CAIXA) - 30m15
4- Kiprotich Kemboi (Quênia/Luasa) - 30m34
5- Luís Paulo da Silva Antunes (Luasa) - 30m40
6- Giovani dos Santos (Pé de Vento) - 30m44
7- Antonio Wilson Sousa Lima (Gran Cursos) - 30m51
8- Valdir Sérgio de Oliveira (Cruzeiro) - 31m03
9- Ivanildo Pereira dos Anjos (Cruzeiro/Café do Doutor) - 31m04
10- Alequessandro Paula da Silva (Peterfrut/Pé de Vento) - 31m04

Feminino

1- Jaclyne Chemek (Quênia/Luasa) - 35m02
2- Adriana Cristina Silva da Luz (HF Treinamento/SESI) - 35m24
3- Vanda Carneiro Chagas (Grancursos/Agel/CAIXA) - 35m46
4- Conceição de Maria Carvalho Oliveira (FindYourSelf/CAIXA) - 35m57
5- Roselaine de Souza Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 36m25
6- Maria ZeferinaBaldaia (CAIXA/Serquímica/Mizuno) - 36m47
7- Camila Aparecida dos Santos (HF Treinamento/SESI) - 37m12
8- Larisse do Nascimento de Souza (Acaat) - 37m21
9- Mirela Saturnino de Andrade (AACSD/PAC) - 37m22
10- Maria Barroso da Costa Filho (Grancursos/CAIXA) - 38m18

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook