Lance Armstrong fará percurso do Tour de France e irrita cartolas
Rio de Janeiro - Protagonista de um dos maiores escândalos de doping da história do esporte mundial, o ex-ciclista Lance Armstrong, ex-campeão do Tour de France, fará novamente o percurso que o consagrou mundo afora, dessa vez por caridade.
Banido do esporte desde 2012 devido ao caso de doping, Armstrong irritou os dirigentes da União Internacional de Ciclismo (UCI, na sigla em inglês), que demonstraram publicamente não terem gostado do convite feito pelo ex-jogador de futebol Geoff Thomas.
"Eu tenho certeza que Thomas pensou no bem, mas, francamente, eu acho que isso é inapropriado e desrespeitoso com a competição. Desrespeitoso com os ciclistas que participam, com a UCI e com a comunidade antidoping. Eu acho que Lance seria, por bem, aconselhado a não participar disso", afirmou Brian Cookson, presidente da UCI.
Os cartolas não tem, porém, o poder de impedir que Armstrong refaça parte do percurso da maior prova do ciclismo mundial. O ex-atleta largaria um dia após o pelotão principal, passando pelas mesmas cidades.
"Não tenho autoridade. Lance Armstrong pode andar de bicicleta por toda a França o quanto ele quiser. Isso não tem nada a ver comigo ou com a UCI", concluiu o presidente.
O Tour de France 2015 terá início no dia 4 de julho.