STJD pune velocista com dois anos de expulsão | Esporte Alternativo - O site de quem pratica esportes !

STJD pune velocista com dois anos de expulsão

Vanda Gomes / Foto: Wagner Carmo / CBAt

Rio de Janeiro - A Comissão Disciplinar Nacional (CDN), do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), decidiu, por unanimidade, punir a velocista Vanda Ferreira Gomes com dois anos de suspensão, por ter apresentado resultado positivo em controle de dopagem fora de competição.
 
A sessão da CDN foi realizada na noite desta terça-feira dia 16, no auditório da Federação Paulista de Atletismo, em São Paulo (SP).
 
No anúncio da decisão, a presidente da CDN Solange Guerra Bueno disse que a punição começa a contar no último dia 5 de dezembro, quando a atleta foi suspensa provisoriamente pela CBAt. Os advogados de defesa podem recorrer da decisão ao STJD.
 
A CBAt anunciou no último dia 8 o resultado adverso de exame analisado em laboratório credenciado pela WADA/IAAF, com sede em Montreal, no Canadá. Na amostra de urina "A", colhida no dia 10 de novembro na Operação de Controle Fora de Competição da CONAD/CBAt, foi encontrada a presença da substância proibida Anastrozol (Hormônio e Modulador Metabólico - S4). A velocista não solicitou o exame da amostra "B" de sua urina no prazo determinado pelas Regras da IAAF.
 
Na mesma sessão, outros dois casos foram julgados. Em um deles, Francisco Ivan da Silva Filho foi suspenso por um ano, com redução para quatro meses, dependendo de controles antidoping realizados neste período. Seu exame apresentou resultado positivo em controle de dopagem, realizado em 12 de outubro último, em Campo Grande (MS), durante a Volta das Nações. A análise demonstrou a presença da substância proibida Stanozolol e seus metabólitos (Anabólico Esteroide Exógeno - S1). A punição conta a partir de 12 de novembro deste ano.
 
Já Silvano Lima Pinto foi suspenso por dois anos por se recusar a passar pelo controle de doping em 24 de agosto, durante a Corrida da Saúde, em Sorocaba (SP). A punição vale a partir do dia 8 de outubro.

 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook