Diversidade de barcos é atração do Warm Up 2011

Veleiro é favorito no Warm up / Foto: Aline Bassi / BalaioSão Paulo - A vela de oceano no Brasil cresceu nos últimos anos com a chegada de novos modelos e a realização de campeonato de alto nível técnico como o Warm Up e a Rolex Ilhabela Sailing Week. A nova tendência de veleiros one design, que incluiu HPE 25, não fechou as portas (as) embarcações que precisam de rating.

O Warm Up 2011, segunda etapa da Copa Suzuki Jimny, deu espaço para todas as classes de oceano. Exemplo disso é a realização do Campeonato Brasileiro de HPE 25 entre os monotipos. Os tradicionais barcos de oceano das classes RGS e ORC continuam fortes no Brasil e no mundo. A ORC, por exemplo, bateu recorde de inscritos no Campeonato Mundial da Croácia, que será disputado nesta semana.

"O esporte só evolui se as classes permitirem o desenvolvimento dos materiais para a construção de vela e cascos todos os anos. Isso é a vantagem do rating em relação aos monotipos, que privilegiam a técnica dos tripulantes. Eu gosto de correr rating. A cada ano eu prefiro atualizar meu barco, aprender novas táticas e sempre correr mais rápido", disse Ernesto Breda, comandante do Touché Super.

Ernesto Breda reforçou que a ORC vive um momento de consolidação no mundo todo, principalmente após as mudanças de regras que permitiram todos os barcos da classe a disputar o mesmo campeonato.

"Essa recomendação de correr todos os barcos na mesma regra mostra que a classe está forte. As regatas ficarão interessantes porque os veleiros de diferentes tamanhos e velocidades correrão juntos. Dificilmente um time só vai ganhar todas as provas. É uma motivação a mais", ressaltou Ernesto Breda.

O comandante do Touché Super insistiu em afirmar que será bastante complicado marcar os adversários no Warm Up por causa da quantidade de barcos na raia em Ilhabela. "São vários e cada um pode ir para um lado. Não é possível trocar de bordo a todo momento. Isso muda a maneira de pensar a regata. É assim que funciona a vela de rating".

Atual campeão brasileiro, sul-americano e da Rolex Ilhabela Sailing Week, o Touché Super é apontado como um dos favoritos ao título do Warm Up 2011. Na primeira etapa, no mês de março, a equipe foi a vencedora vencendo a classe ORC por uma diferença mínima sobre o Orson.

O time treina em Santos (SP) para as competições e desde o início da temporada conta com três novos integrantes. Enrico Francavilla (tático), Daniel Fromer (trimmer) e Rodrigo Ignácio (proeiro) compõem a equipe de Ernesto Breda.

Inscrições - Os velejadores podem fazer inscrição na Copa Suzuki Jimny no YCI até a manhã do dia 23 de junho. As fichas de inscrição serão preenchidas no próprio clube até 11 horas. O valor será de R$ 80 por tripulante (exceto mirim).

Resultados da ORC - 5 regatas (1 descarte)-
1- Touché Super (Ernesto Breda) - 7 (6+1+2+3+1)
2- Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 8 pp (1+2+3+6+2)
3- Alegria (Carlos Alberto Ramalho) - 12 (2+3+8+2+5)
4- Realizado (José Luis Apud) - 15 (3+4+8+5+3)
5- Saurê (Diego Zaragoza) - 16 (8+8+1+1+6)

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook