Fernando Ponte e Allan disputaram forte prova de 10 km

Mundial FINA 2017 / Foto: CBDA/DivulgaçãoMundial FINA 2017 / Foto: CBDA/Divulgação

Budapeste - Após um dia de recesso, as provas de Maratonas Aquáticas do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos voltaram a ser disputadas no grandioso lago Balaton, em Balatonfüred, na Hungria, na manhã desta terça-feira, dia 18/7.
 
Após 1h51m58s50 o holandês, Ferry Weertman, conquistou a medalha de ouro. Ferry foi campeão olímpico na Rio 2016. A prata ficou com Jordan Wilimovsky, dos Estados Unidos (5º colocado nos Jogos Olímpicos do Rio), com 1h51m58s60, seguido pelo francês Marc-Antoine Olivier, 1h51m59s, que repetiu o bronze das Olimpíadas cariocas. Os brasileiros Fernando Ponte e Allan do Carmo garantiram a 19ª e 29ª colocações, respectivamente. Ponte terminou empatado com o russo Kiriil Abrosimov.
 
- Até a terceira volta estava bem, mas faltando mil metros eu senti um pouco o ritmo e fui ficando para trás. Tentei arriscar e ficar sempre entre os 12 e isso me custou um pouco. As duas primeiras voltas foram tranquilas, mas as duas últimas foram muito forte, tanto que o pelotão chegou todo muito junto. Eu cheguei 'alguns" segundos depois do primeiro e fiquei em 29º. Saio feliz por estar no meu sexto mundial, mas sei que poderia ter sido melhor. Agora é descansar e me preparar para os 25 e revezamento - comentou Allan do Carmo, que terminou o percurso com 1h52m40s70
 
Allan do Carmo é o atleta mais experiente da delegação masculina, tendo além de cinco mundiais a experiência Olímpica (17º nos Jogos do Rio) e um título do Circuito Mundial FINA da modalidade. Allan disputará na sexta-feira, 21/7, a prova de 25 km, ao lado de Victor Colonese.
 
Antes disso o Brasil levará quatro atletas para disputar a prova de revezamento por equipe, na quinta-feira, 20/7. A comissão técnica do Brasil irá confirmar os nadadores.
 
Fernando Ponte disputou sua segunda prova em Mundial e ficou na 19ª colocação, após 1h52m35s50. Na primeira, os cinco quilômetros, Fernando ficou na quinta colocação. Nas primeiras duas voltas, o atleta esteve afastado das primeiras colocações.
 
- Essa é minha característica, eu vou crescendo durante a prova e no final consegui colocar um ritmo bom. A terceira volta foi a que me senti melhor e apertei o ritmo. Os últimos 300 metros foram de superação e consegui buscar umas vagas. Fazer uma prova nesse nível é uma experiência muito boa, agora vou me familiarizar com esse ritmo de prova. Esse é meu primeiro Mundial, estou feliz e tenho que agradecer a todos – comentou Fernando Ponte.
 
Na disputa de amanhã, os cinco quilômetros feminino, Ana Marcela e Betina Lorscheitter irão representar o Brasil na prova. Ana Marcela já soma uma medalha na competição, a de bronze, nos 10 km feminino.  
 
Seleção Brasileira
Allan do Carmo, Fernando Ponte, Victor Colonese, Ana Marcela Cunha, Betina Lorscheitter e Viviane Jungblut
Técnicos: Fernando Possenti, Carlos Arapiraca e Christiano Klaser
Médico: Dr. Jose Juan Blanco
Fisioterapeuta: Alexander Rehder
Chefe de Equipe: Ricardo Prado
 
Programação
 
Quarta-feira - 19/7
5 km Feminino - Ana Marcela e Betina Lorscheitter
 
Quinta-feira - 20/7
Prova por equipe - Revezamento - 5km - Brasil
 
Sexta-feira - 21/7
25 km - Masculino e Feminino - Brasil
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook