Ana Marcela Cunha é tricampeã mundial e entra para a história

Atleta brasileira é a única no mundo a vencer três vezes a prova dos 25 km em águas abertas do Mundial de Esportes Aquáticos / Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDAAtleta brasileira é a única no mundo a vencer três vezes a prova dos 25 km em águas abertas do Mundial de Esportes Aquáticos / Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Rio de Janeiro - A brasileira Ana Marcela Cunha, do Time Nissan 2.0, conquistou a medalha de ouro nos 25 km do Mundial de Esportes Aquáticos, em Budapeste, na Hungria.
 
A baiana entrou para a história, na manhã desta sexta-feira (21), ao se tornar a única atleta no mundo a ostentar três medalhas de ouro na principal prova de natação em águas abertas do Campeonato Mundial. E, em sua especialidade, não deu chances para as adversárias. Se nas disputas dos 5 km e dos 10 km, o bronze veio após decisão pelo recurso "photofinish", desta vez o tempo de 5:21:58.4 foi incontestável. Segunda colocada, a holandesa Sharon Van Rouwendaal chegou mais de dois segundos após Ana Marcela. O bronze ficou com a italiana Arianna Bridi.
 
O Mundial de Esportes Aquáticos da Hungria foi, definitivamente, a retomada na carreira de Ana Marcela. Após terminar os Jogos Olímpicos em 10º lugar, a nadadora conquista três medalhas em Budapeste. Duas de bronze, nos 5 km e nos 10 km, e o ouro nos 25 km. A brasileira já havia subido ao lugar mais alto do pódio na prova dos 25 km das edições de 2011 e de 2015 do Mundial.
 
Ana Marcela pratica esportes aquáticos desde criança. E, aos 16 anos, já representava o Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, chegando em quinto lugar na competição. Daí em diante, o pódio ficou pequeno para tantas conquistas, como o prêmio de melhor atleta do ano em 2015, eleita pelo COB, e melhor atleta de águas aberta de 2015, eleita pela FINA. Ana Marcela participou do primeiro ciclo do Time Nissan e, em fevereiro deste ano, foi apresentada como integrante do Time Nissan 2.0.
 
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook