COB escolhe estilistas que farão uniforme para Toronto 2015

A Amapô, marca liderada pela dupla brasileira, venceu processo de seleção que contou com o voto de atletas / Foto: Daniel Ramalho / AGIF / COB

Rio de Janeiro - O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) escolheram a marca Amapô, das estilistas Carolina Gold e Pitty Taliani, como a empresa de moda que desenhará os uniformes de desfile das Cerimônias de Abertura e Encerramento dos Jogos Pan-americanos (10 a 26 de julho) e Parapan-americanos (7 a 15 de agosto) Toronto 2015. 
 
A Amapô venceu um processo de seleção coordenado por Paulo Borges, diretor da Luminosidade, empresa idealizadora da campanha Amo Moda Amo Brasil e responsável pelos principais eventos de moda do País. A seleção contou com o voto de atletas brasileiros, além de integrantes do COB e do CPB.
 
O processo teve início em maio de 2014 quando o COB convidou Paulo Borges para pensar um projeto de criação dos uniformes dos atletas com assinatura da moda brasileira. Após entender a proposta do COB, considerando que os desfiles de Jogos Pan-americanos são mais informais, a Luminosidade  optou por convidar jovens estilistas brasileiros de destaque no cenário da moda nacional para participar do processo. Os uniformes teriam que ser criativos e elegantes, evidenciando brasilidade em suas cores e cortes, sem deixar de lado o conforto dos atletas.
 
"A Amapô tem um espírito jovem, descontraído e trabalha muito bem a questão da cor e da brasilidade. A marca fez um trabalho que cativou as pessoas, tanto que foi escolhida por unanimidade. Essa identidade que eles conseguiram perceber já é um gol de placa, uma medalha de ouro", disse Paulo Borges. "Assim como o talento de nossos atletas, a criatividade e inovação presentes na moda brasileira são pilares que desenham a identidade do País. Desde que lançamos a campanha Amo Moda Amo Brasil no ano passado, vemos os grandes eventos esportivos como oportunidades de valorizar o nosso design também no contexto do esporte", afirmou Paulo.
 
Além da Amapô, a Triton, com os estilistas Karen Fuke e Igor de Barros; a Ellus, com os estilistas Adriana Bozon e Rodolfo Souza;  e o TS Studio, com a estilista Tereza Santos, apresentaram propostas para os uniformes. O processo de escolha foi democrático e plural. Integraram a comissão julgadora do COB e CPB o campeão olímpico de vôlei de praia Emanuel Rego; a capitã da seleção brasileira de polo aquático, Marina Canetti; o campeão paralímpico de natação Daniel Dias; e Roseane Ferreira dos Santos, a Rosinha, campeã paralímpica de arremesso de peso e lançamento de disco.
 
"Fiquei muito feliz em participar desse processo e satisfeito com o resultado. Achei muito legal a preocupação com a imagem e o conforto dos atletas, respeitando a criatividade e a identidade do brasileiro", disse Emanuel Rego, campeão olímpico em Atenas 2004.
 
"Estou honrado em participar dessa escolha. Tenho certeza de que os uniformes de desfile vão ficar lindos. Vale destacar a união entre o COB e o CPB. Estar junto dos atletas olímpicos é mais uma conquista do esporte paralímpico brasileiro", ressaltou Daniel Dias.
 
Os uniformes que a delegação brasileira usará em Toronto serão apresentados na São Paulo Fashion Week, em meados de abril. A escolha do estilista que desenhará os uniformes de desfile dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 seguirá processo de seleção semelhante.
 
Veja Também: 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook