Congresso técnico define balizamento das eliminatórias da natação

Joanna Maranhão nada no primeiro dia de provas em Londres / Foto: Satiro Sodré / CBDA

Londres O congresso técnico da natação, na tarde desta quinta-feira, 26/07, definiu o balizamento das eliminatórias que acontecem a partir de sábado, 28/07, no Centro Aquático Olímpico. Relembrando, as provas de 400m em diante não tem semifinais, elas passam das eliminatórias direto para a final.

A prova de 400m medley abre a competição e Thiago Pereira está nela, na raia seis da terceira das cinco séries, que conta também na raia quatro com o japonês Kosuke Hagino, quarto do mundo em 2012 (4m10s26). Thiago está balizado pelo tempo de classificação para os Jogos (4m12s42), esta prova não é a principal dele, mas o brasileiro tem na carreira a 10ª melhor marca de todos os tempos nesta prova (4m10s53) feita em 2009. 

Na série seguinte Michael Phelps estreia nos Jogos ao lado do húngaro Laszlo Cseh. Ryan Lochte está na última bateria para começar seu duelo com conterrâneo Phelps nestes Jogos. Os três, Phelps, Laszlo e Lochte, formaram o pódio de Pequim 2008. Thiago foi para a final e ficou em oitavo lugar.

Daynara de Paula (58s56) será a segunda do país a cair na água na última das seis séries dos 100m borboleta. Ela virá na raia um e está na mesma bateria da americana Dana Vollmer, melhor de 2012 (56s42), com o tempo que fez em junho deste ano, na seletiva americana de Omaha.

Na versão feminina dos 400m medley, Joanna Maranhão também está na última série, que conta com a melhor do ano na distância: a americana Elizabeth Beisel. Joanna estará na raia oito (4m40s79) e Elizabeth, na quatro (4m31s74). Em Pequim, a australiana Stephanie Rice foi a campeã da disputa (4m29s45). Stephanie estará na série anterior ao lado da inglesa Hannah Miley, segunda melhor marca do ano (4m32s67).

O primeiro dia de seletivas será fechado para o Brasil com a "prova dos Felipes": os 100m peito. Felipe França Silva está na quinta das seis séries eliminatórias, na raia cinco, ao lado do italiano Fabio Scozzoli, que vem na baliza quatro. Felipe Lima está na última bateria, mesma dos japoneses Kosuke Kitajima e Ryo Tateishi. 

Esta prova promete fortes emoções, pois Felipe França tem o terceiro melhor tempo do ranking de 2012 (59s63), feito no Troféu Maria Lenk. Na lista do ano, ele está atrás apenas de Kitajima (58s90), que luta pelo tricampeonato olímpico, e de Tateishi (59s60). Scozzoli fez 59s42 quando ganhou a medalha de prata no Mundial de Xangai 2011 e este tempo o classificou para os Jogos. Outro que está balizado com o tempo de Xangai é o sul-africano Cameron Van der Burgh (59s49), ganhador da medalha de bronze na China. 

Assim, no balizamento de Londres, Felipe França entra nas eliminatórias como o quinto da prova e Felipe Lima (1m00s11), como o décimo. 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook