Rubinho fica em 24º e sai satisfeito de Londres

Ciclista enfrentou dificuldades durante a prova / Foto: Wander Roberto / COB

Londres - O brasileiro Rubens Donizete cruzou em 24º lugar a linha de chegada da técnica pista de mountain bike de Londres 2012, em Hadleigh Farm, palco de uma equilibrada disputa neste domingo, 12 de agosto, em que apenas um segundo separou o vencedor da prova, o tcheco Jaroslav Kulhavy do segundo colocado, o suíço Nino Schurter. O mineiro de 33 anos completou as sete voltas pelo percurso de 4,7km em 1h34min23s, em sua segunda participação em Jogos Olímpicos.

Embora sonhasse com um lugar entre os 10 melhores colocados, depois do 21º lugar em Pequim 2008, Rubinho comemorou o desempenho diante das dificuldades impostas pelo desenho do circuito. Apesar dos desafios oferecidos pela pista, como um trecho de subida de 70 metros e uma perigosa descida de pedras com margem mínima para erros, o brasileiro terminou a 5min16s do vencedor da disputa, enquanto em Pequim cruzava a linha de chegada mais de nove atrás do francês Julien Absalon, bicampeão olímpico.
 
“Estou contente só por ter terminado. A pista estava bem difícil e na primeira volta cheguei a pensar em desistir. Sentia muita dor, o sol estava muito quente, muito desgastante. Então estou muito feliz por ter chegado ao fim e ficado a cinco minutos do campeão. Passava pelo meu técnico e ele me dizia que eu estava a dois, três minutos do líder, enquanto em Pequim minha colocação foi melhor mas fiquei bem mais longe do Absalon. Foi um bom resultado”, avalia Rubinho. “Todos andaram muito rápido aqui porque a pista proporcionou isso, era um trajeto muito veloz. A colocação não foi a que eu almejava, mas saio satisfeito pelo meu desempenho”.
 
Rubinho não fez uma boa largada e na primeira parcial apareceu em 27º lugar, mas conseguiu ganhar terreno e chegou a estar na 22ª colocação. Entretanto, ficou preso num pelotão mais lento e viu os líderes da prova dispararem. Jaroslav Kulhavy cruzou a linha de chegada após 1h29min07s, com Schurter em sua cola, na segunda colocação com 1h29min08s, e o italiano Marco Aurelio Fontana em terceiro, com 1h29min32s.
 
“Posicionei-me bem, mas no tumulto não consegui ir para frente como tinha imaginado. A largada é o meu ponto forte e a minha ideia era ganhar o máximo possível de posições no início, mas já teve um enrosco no começo da prova e fiquei com mais cuidado para não cair. Tentei buscar depois, porque eram sete voltas, mas não consegui sair do pelotão mais lento. Em alguns momentos tive que empurrar a bike, porque tinha muita gente, e os ponteiros foram abrindo cada vez mais”, disse o brasileiro.
 
Rubinho, que só garantiu vaga em Londres 2012 em maio, lamentou o pouco tempo de preparação para a disputa em comparação aos rivais.“Tivemos só dois meses para treinar enquanto muitos dos meus adversários estão desde o início do ano se preparando só para isso. Mas agora é olhar para frente”, resignou-se o piloto, que projeta uma participação nos Jogos do Rio 2016. “Agora é treinar mais ainda para representar o Brasil nas próximas Olimpíadas. Aqui tem atletas com 38, 39 anos, eu vou estar com 36 e acho que posso pensar nisso”.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook