Ciclismo bate recorde
Sexta, 27 Julho 2012 10:44
Londres- O ciclismo brasileiro bateu um recorde antes mesmo do início de sua participação nos Jogos Olímpicos Londres 2012, neste sábado, 28 de julho, na prova masculina de Estrada. O Brasil mandará para esta edição sua maior delegação: nove ciclistas (seis de estrada, dois do bicicross e um do mountain-bike), o que contribui para aumentar a confiança em um bom desempenho do país em solo inglês. A disputa deste sábado terá percurso de 250 quilômetros, com largada e chegada na Avenida The Mall, próxima ao Palácio de Buckingham, a residência oficial da família real. Já a participação feminina na prova está marcada para o domingo, 29 de julho, num percurso de 140 quilômetros, no mesmo local.
Na modalidade estrada, o Brasil participará ainda da prova contrarrelógio, na próxima quarta-feira, 1°de agosto, com largada e chegada no Palácio da Corte de Hampton, passando por vários pontos turísticos. No masculino, serão 44 quilômetros de percurso e, no feminino, 29km.
Outro fato inédito para o Brasil em Jogos Olímpicos é poder contar com a equipe completa na prova de estrada. Tanto no masculino quanto no feminino, o país conseguiu garantir o número máximo de participantes: três. Dessa forma, será possível ao país fazer o tradicional jogo de equipe utilizado pelas principais potências do esporte, a fim de conseguir melhores resultados. “Vamos fazer um trabalho voltado para o Murilo Fischer. Ele é o mais experiente da equipe e compete no Pro-tour, o principal circuito do mundo”, comentou Magno Prado, que, ao lado de Gregolry Panizo, completa a equipe brasileira de estrada.
Na realidade, Murilo participará em Londres de sua quarta edição dos Jogos. Há oito anos na Itália, ele já garantiu colocações expressivas em disputas europeias, como o título da etapa do Challenge de Mallorca, em 2011; e o terceiro lugar na 11ª etapa do Tour de France, em 2007.
A previsão é de que os competidores levem pouco mais de cinco horas e meia para cruzar a linha de chegada , o que representará uma média de 45 km/h de velocidade. Num percurso técnico como o da capital inglesa, com apenas uma subida de dois quilômetros, a definição da prova deve ficar mesmo para o final, com vários competidores brigando pela vitória. “O ritmo da disputa será forte, o que desgasta muito os ciclistas. Será bem complicado. A temperatura do dia também influenciará no resultado. Mas acredito que as colocações serão definidas no sprint final”, avalia Magno, que focou sua preparação na prova contrarrelógio, em que será o único representante brasileiro.
No feminino, as representantes brasileiras nas provas de estrada são Clemilda e Janildes Fernandes, além de Fernanda Souza. A experiência das irmãs goianas, o potencial da cearense e a preparação para Londres 2012 aumentam a confiança na conquista de um bom resultado. “Tenho orgulho de participar pela segunda vez dos Jogos, meus olhos enchem de lágrimas só de pensar que mais uma vez estarei defendo meu país e com muito orgulho, como sempre fiz. Nossa equipe está forte e tenho certeza que vamos fazer uma grande participação”, explicou Clemilda.