Português, Novo Hamburgo, Pinheiros e Corinthians estão na semi do Brasileiro

ACES/Castro Alves (ES) x Tênis Clube Alphaville (SP) / Foto: Divulgação

São Paulo - A rodada desta sexta-feira (16) do Campeonato Brasileiro Juvenil Feminino de Handebol foi a última da primeira fase e definiu as quatro equipes classificadas para disputar as semifinais da competição: Português/AESO (PE), Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS), Corinthians Paulista (SP) e Pinheiros (SP) seguem na briga pelo título. O torneio é disputado no Ginásio Henrique Vilaboim, em São Paulo, e termina no domingo (18). 
 
Oito clubes disputam o Brasileiro, divididos em dois grupos, e os dois primeiros melhores de cada um se classificavam para as semifinais. A chave A terminou com Português/AESO (PE) em primeiro, seguido por Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS), ACES/Castro Alves (ES) e Tênis Clube Alphaville (SP). A B foi concluída com o anfitrião Pinheiros (SP) na liderança, seguido por Corinthians Paulista (SP), ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) e Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO). 
 
O sistema de disputa pré-definido estabeleceu confrontos de 4° colocado chave A x 3° chave B; 4° colocado chave B x 3° chave A; e, nas semifinais, 1° colocado chave A x 2° colocado chave B; e 1° colocado chave B x 2° colocado chave A. Dessa forma, a briga pelo troféu terá Português x Corinthians, e Pinheiros x Novo Hamburgo. 
 
ACES/Castro Alves (ES) x Tênis Clube Alphaville (SP) - No primeiro duelo do dia, o Catro Alves, do Espírito Santo, conquistou sua primeira vitória no campeonato, sobre o Tênis Clube, de São Paulo, por 30 a 16 (14 a 8 no primeiro tempo). O time paulista, por outro lado, acumula, agora, três derrotas. As artilheiras da partida foram Amanda Stein, da equipe capixaba, e Monique da Silva, das adversárias, com sete gols cada. 
 
“Tentamos trazer para o Brasileiro meninas no limite da idade escolar. Nos dois primeiros dias, enfrentamos fortes candidatos ao título e não resistismos, apesar de termos começado bem. Hoje, rodamos mais jogadoras, jogamos melhor e, agora, vamos brigar pelo quinto lugar, que representará o nosso título”, avaliou Emerson Elacher, técnico do Castro Alves. 
 
Português/AESO (PE) x Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) - Atual campeão, o pernambucano portugês tem o favoritismo e entrou em quadra nesta sexta para brigar pelo primeiro lugar do grupo a contra a Liga de Handebol Novo Hamburgo, do Rio Grande do Sul. O time de Recife levou a melhor e venceu o rival por 19 a 16 (12 a 8 no primeiro tempo), no confronto mais equilibrado da competição, até aqui.
 
“Como tínhamos imaginado, foi uma partida muito igual, como mostrou a diferença apertada no placar. Foi um jogo muito bonito, bem disputado, bacana para a torcida e para as meninas da categoria Juvenil ganharem experiência. Conseguimos nosso primeiro objetivo, que era nos classificarmos em primeiro, e saímos confiantes e com a moral alta por estarmos invictos”, comentou Cristiano Rocha, treinador do Português. 
 
Corinthians Paulista (SP) x Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO) - O terceiro duelo do dia definiu o segundo colocado da chave B, o Corinthians. A equipe de São Paulo levou a melhor diante do goiano Força Atlética, com 36 a 20 no placar (17 a 12 no primeiro tempo). A artilharia ficou nas mãos de três jogadoras, cada uma com sete bolas na rede: Jennifer Alves e Nathalia Oliveira, do Corinthians, e Yasmin Melo, do time de Goiás. 
 
“Era pra termos feito um bom jogo ontem (contra o Pinheiros) e não conseguimos. Hoje, era decisivo ganhar para nos classificarmos para as semifinais. Hoje, jogamos melhor, mas ainda precisamos ter mais consistência nas finalizações”, disse Paulo Goulart, técnico do Corinthians. 
 
Pinheiros (SP) x ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) - O anfitrião Pinheiros foi o último a entrar em quadra nesta rodada e fez bonito: derrotou o ACVHB/V. Brasil/C.Verde, do Mato Grosso, por 38 a 28 (21 a 15 no primeiro tempo). Um dos favoritos ao título, o Pinheiros mostrou sua forte defesa mais uma vez. A artilheira foi Abyda de Jesus, da equipe mato-grossense, com 13 gols. 
 
"Já esperávamos que as duas semifinais seriam muito fortes. Vamos jogar contra o Novo Hamburgo e quermos fazer um jogo bonito. Acho que terá dificuldades para os dois lados. Não uma coisa específica que precisaremos ter atenção; será tudo. Quem errar menos, vai passar para a final”, comentou Mauricio Antonucci, técnico do Pinheiros. 
 
Resultados: 
 
Quarta-feira (14) 
Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) 31 x 19 ACES/Castro Alves (ES) 
Português/AESO (PE) 42 x 14 Tênis Clube Alphaville (SP) 
ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) 24 x 37 Corinthians Paulista (SP) 
Pinheiros (SP) 34 x 13 Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO) 
 
Quinta-feira (15) 
Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) 39 x 17 Tênis Clube Alphaville (SP) 
ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) 35 x 25 Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO) 
Português/AESO (PE) 27 x 17 ACES/Castro Alves (ES) 
Pinheiros (SP) 31 x 15 Corinthians Paulista (SP) 
 
Sexta-feira (16) 
ACES/Castro Alves (ES) 30 x 16 Tênis Clube Alphaville (SP) 
Português/AESO (PE) 19 x 16 Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) 
Corinthians Paulista (SP) 36 x 20 Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO) 
Pinheiros (SP) 38 x 28 ACVHB/V. Brasil/C.Verde (MT) 
 
Programação de jogos: 
Sábado (17) 
12h - Tênis Clube Alphaville (SP) x Brasil/C.Verde (MT) 
13h45 - Força Atlética/Gov. Goiás/Estácio (GO) x ACES/Castro Alves (ES) 
15h30 - Português/AESO (PE) x Corinthians Paulista (SP) 
17h15 - Pinheiros (SP) x Liga de Handebol Novo Hamburgo (RS) 
 
Domingo (18) 
9h - definição do sétimo lugar 
10h45 - definição do quinto lugar 
12h30 - decisão do bronze 
14h15 - decisão do ouro 
 

Veja Também: 

 

 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook