Noruega abre vaga olímpica para a Espanha no handebol feminino
Rio de Janeiro - O Mundial de Handebol feminino 2015 chegou ao fim no último domingo (20.12) com a seleção da Noruega como campeã. As escandinavas venceram a Holanda por 31 x 23 e conquistaram a taça pela terceira vez: antes tinham levado em 2011 e 1999. Campeão em 2013, o Brasil perdeu para a Romênia nas oitavas de final e deu adeus ao sonho do bicampeonato na Dinamarca.
A Noruega já tinha vaga garantida nos Jogos Olímpicos Rio 2016 por ter sido campeã europeia, mas com o título do Mundial, as norueguesas abriram vaga para a seleção vice-campeã da Europa, a Espanha. Com isso, as holandesas terão que disputar um pré-olímpico.
Agora, o torneio olímpico de handebol feminino de 2016 já tem seis seleções garantidas. Além do Brasil, país-sede, da Noruega e da Espanha, têm vagas garantidas a Argentina, por ter sido vice-campeã no Pan de Toronto, a Coreia do Sul, campeã asiática, e a Angola, campeã africana.
Como são 12 seleções na disputa pela medalha de ouro no Rio 2016, outras seis vagas serão definidas em pré-olímpicos marcados para março do ano que vem em locais que ainda serão definidos. Holanda, França, Japão, Tunísia, Romênia, Dinamarca, Uruguai, Montenegro, Polônia, Russia, Suécia e México vão disputar a classificação.
Veja Também: