Vela Brasileira encera participação em Toronto com mais um bronze

Medalha foi conquistada na classe Lightning, com direito a recorde de Claudio Biekarck / Foto: Divulgação / COBMedalha foi conquistada na classe Lightning, com direito a recorde de Claudio Biekarck / Foto: Divulgação / COB

Toronto - O Brasil conquistou neste domingo, 19 de julho, mais uma medalha na vela dos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Desta vez, um bronze, na classe Lightning. O barco dos velejadores Claudio Biekarck, Gunnar Ficker e Maria Hackerott chegou em quinto lugar na Medal Race (a última regata em cada categoria), resultado suficiente para conquistar a medalha de bronze – a medalha de ouro foi para a Argentina e a de prata para os Estados Unidos. Além da medalha, o feito consagrou Biekarck, que chegou ao seu nono pódio em Jogos Pan-americanos.

"Esta foi minha nona participação em Jogos Pan-americanos. Comecei na Cidade do México, em 1975, na Finn. De lá para cá só deixei de participar em San Juan, em Porto Rico, em 1979, e em Santo Domingo, na República Dominicana, em 2003. Além da Finn, sempre competi na Lightning com o Gunnar de proeiro. É uma satisfação ter ganhado medalha em todas as participações", disse Biekarck, que se tornou o atleta brasileiro com mais participações em Jogos Pan-Americanos, superando o atirador Durval Guimarães, com oito.
 
Aos 64 anos, o velejador soma o ouro em Caracas, na Venezuela, em 1983; prata na Cidade do México, em 1975, Mar del Plata, na Argentina, em 1995, e em Winnipeg, no Canadá, em 1999; e os bronzes em Indianápolis, nos Estados Unidos, em 1987, Havana, em Cuba, em 1991, no Rio de Janeiro, em 2007, em Guadalajara, no México, em 2011, e agora em Toronto. Proeiro de Biekarck na Lightning, Gunnar Ficker soma oito medalhas ao lado do companheiro.
 
Com o bronze da Lightning, a vela brasileira deixa Toronto com seis medalhas conquistadas, sendo duas delas de ouro: a de Ricardo Winicki, da RS-X, a sua quarta de ouro seguida em Jogos Pan-americanos, e a de Patrícia Freitas, também da RS-X, se tornando, assim, bicampeã dos Jogos.
 
As outras medalhas foram: prata com Robert Scheidt, na Laser, e Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX; e bronze com Fernanda Decnop, na Laser Radial.

 
Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes
Curta - EA no Facebook