Joice Silva conquista ouro inédito para a luta olímpica brasileira

Joice com a medalha de ouro e Davi com o bronze / Foto: COB / Divulgação

Toronto - Joice Silva entrou para a história do esporte brasileiro nesta quinta-feira, dia 16 de julho. Ao vencer a cubana Yakelin Estornell na final da categoria até 58kg do estilo livre em Toronto 2015, a atleta conquistou a primeira medalha de ouro da luta olímpica do país em Jogos Pan-americanos. Mais cedo, Davi Albino também subiu ao pódio ao ganhar o bronze na categoria até 98kg do estilo greco-romano.

Em sua primeira luta do dia, Joice Silva venceu a mexicana Alejandra Romero por 2 a 1 em combate muito equilibrado. Já na semifinal, a vítima foi a peruana Yanet Sovero, batida por 5 a 3. Na decisão do ouro, a brasileira venceu, de virada, a cubana Yakelin Estornell por 6 a 5. Esta é a segunda medalha pan-americana de Joice, que em Guadalajara havia ficado com o bronze.
 
"A final foi emocionante. Uma verdadeira pedreira, que tive que virar depois de estar perdendo de 5 a 0, correndo, acreditando, sem perder a fé. Teve dedo no olho, cabeçada, puxão de cabelo. Eu só tomei, né? Mas, nada disso me abalou. Eu acreditei que era possível trazer esse ouro para o Brasil e foi isso que eu fiz", declarou a atleta.
 
Davi Albino começou a competição muito bem e venceu o canadense Jeremy Latour por 10 a 1 em sua estreia. Na semifinal, porém, acabou superado pelo cubano Yasmany Lugo por 8 a 0, saindo da disputa pelo lugar mais alto do pódio. Na luta valendo a medalha de bronze, Davi derrotou o colombiano Oscar Loango por 5 a 1.
 
Giullia Penalber (53kg) e Kamila Barbosa (48kg) também lutaram nesta quinta-feira, mas foram eliminadas na primeira luta.


Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook