Canoagem velocidade termina o Pan com chave de ouro

Edinho Freitas e Hans Mallmann dupla que ficou com o bronze no K2 200 metros / Foto: Divulgação / CbCa

Toronto - O último dia de provas da Canoagem Velocidade foi repleto de medalhas para o Brasil. Logo na primeira prova do dia, Edson Isaías Freitas da Silva, o Edinho, conquistou a prata no K1 200 metros, com diferença de apenas meio segundo do vencedor, o canadense Mark de Jonge. Isaquias Queiroz, que vem confirmando seu favoritismo, conquistou mais um ouro para o Brasil no C1 200 metros. Valdenice Conceição, que marcou presença na primeira participação da canoa feminina em Jogos Pan-americanos, ficou com a medalha de bronze no C1 200 metros. No fim do dia, Edinho voltou à raia acompanhado de Hans Mallmann para desta vez conquistarem a medalha de bronze no disputadíssimo K2 200 metros.

João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, acredita que a canoagem brasileira está melhor a cada dia. “Esse resultado é um trabalho em equipe, do aporte financeiro do nosso patrocinador principal, o BNDES, de uma parceria muito próxima com o Comitê Olímpico, com o Ministério do Esporte e com a GE que estão nos dando suporte para que nossos atletas e técnicos possam dar o seu melhor” declara. Ele ainda complementa falando sobre o desafio no Campeonato Mundial: “A gente agora busca as classificações em Milão, nós temos três vagas na Canoagem Velocidade nas Olimpíadas e buscaremos mais”.
 
A seleção brasileira de Canoagem Velocidade encerra a sua participação no nos Jogos Pan-Americanos de Toronto com um total de nove medalhas: dois ouros de Isaquias Queiroz, no C1 1000 metros e C1 200 metros. Três pratas, uma de Isaquias e Erlon Souza no C2 1000 metros, uma de Edinho no K1 200 metros e uma do K4 1000 metros, com a equipe composta por Roberto Maehler, Gilvan Ribeiro, Vagner Souta e Celso Dias de Oliveira Junior — os dois últimos vencedores também do bronze na prova K2 1000 metros. Também faturaram uma medalha de bronze Edinho e Hans Mallmann no K2 200 metros. Nas provas femininas, o Brasil conquistou dois bronzes inéditos: Ana Paula Vergutz, no K1 500 metros e Valdenice Conceição, no C1 200 metros.
 
Isaquias Queiroz se declarou feliz com os resultados: “É uma satisfação muito grande ajudar o Brasil no resultado por equipes, porque não somos um só, somos o Time Brasil”, disse em entrevista. A prova de hoje, debaixo de chuva e com muito vento, não foi problema para Isaquias: “para quem treina bastante não tem tempo ruim” afirmou o atleta.
 
Edinho, prata e bronze em Toronto, se declarou otimista para 2016: “Hoje competi com quatro finalistas olímpicos no K1 200 metros, um deles, o canadense, que já é medalhista. A vitória é por detalhes, não tem como dizer quem é o favorito. Com esse resultado, a expectativa é muito boa para 2016”. E completou: “Dedico minha vitória ao meu irmão, que perdi. Hoje tenho o Hans representando-o e trabalhando comigo”. Edinho Freitas e Hans Mallmann são de Guaíba, Rio Grande do Sul, e esperam que sua conquista no K2 200 metros incentive o surgimento de mais canoístas em sua cidade. Hans Mallmann contou como foi a espera até o dia da prova: “A gente estava na expectativa, estamos há 10 dias no Canadá. A gente vem trabalhando muito sério, todos os dias — e se Deus quiser, a gente vai conseguir a vaga para as Olimpíadas de 2016”.
 
Valdenice Conceição, primeira atleta a conquistar medalha para o Brasil na canoa feminina, falou sobre o sentimento da vitória. “É muito bom, uma honra”. E completa contando como conseguiu chegar ao pódio: “é a preparação, a dedicação e muito amor pelo esporte e em representar o Brasil”.
 
O Brasil encerrou as provas de Canoagem Velocidade como terceiro colocado, atrás do Canadá e de Cuba que foi a grande campeã, ambos com 10 medalhas no total. Nos dias 18 e 19 de julho a Canoagem Slalom estreia suas participações nos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015

Veja Também: 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook