Nibali chega 8 minutos depois do 1º colocado mas mantém liderança
Rio de Janeiro - Após o polonês Rafal Majka surpreender nos alpes e vencer sua primeira etapa de Tour de France na 14ª prova desta temporada, a etapa desta terça-feira viu outro ciclista debutar no topo do pódio. O australiano Michael Rogers foi o mais veloz, chegando nove segundos à frente do segundo colocado, o francês Thomas Voeckler.
O campeão da vez precisou rebater a dupla da Europcar, formada por dois franceses: Voeckler e Cyril, que acabou chegando na quinta colocação. Foi uma corrida muito estratégica, visto que os ciclistas da casa buscaram a todo tempo se ajudar e o australiano se manteve sozinho sem ninguém da sua equipe para dar um suporte no sprint final.
Além da vitória pessoal de Rogers, outro que se deu bem com a 16ª etapa foi Thibaut Pinot, que briga por posições na classificação geral. Mesmo chegando mais de oito minutos depois do primeiro colocado, em 17º, o francês subiu duas posições no Top-10, deixando para trás dois rivias diretos: Tejay van Garderen e Romain Bardet.
Vincenzo Nibali, por sua vez, permanece confortável no topo do ranking e caminha para entrar pro rol dos maiores ciclistas italianos de todos os tempos.
A 17ª etapa será a penúltima prova de montanha do Tour 2014 e também uma das mais curtas. Serão 125 km entre as cidades de Saint-Gaudens e Saint-Lary-Soulan Pla d'Adet.
Após a prova dessa quarta-feira, o Tour entrará na sua retafinal, com uma importantíssima disputa de montanha que antecederá as três derradeiras etapas da edição 2014.