Lituânia vence sua primeira etapa na história no Tour
Rio de Janeiro - Ramunas Navardauskas se tornou o primeiro lituânio a vencer uma etapa do Tour de France nessa sexta-feira, ao chegar sozinho em primeiro lugar na linha de chegada montada em Bergerac, na França, após 208 km de planitude.
O ciclista se deu após uma batida em massa que derrubou o eslovaco Peter Sagan. Foi uma vitória merecida para a equipe Garmin-Sharp após uma postura corajosa nessa 19ª etapa.
"Todos os dias nós temos uma reunião de equipe e Charly Wegelius (cabeça da equipe) coloca o plano no papel. Esse foi o último dia que a gente pode tentar algo e tudo funcionou conforme o combinado", comemorou o lituânio.
Navardauskas lembrou o fato de ter substituído David Millar na equipe no último minuto antes do início do Tour. "Ele estava um pouco doente e a equipe decidiu correr apenas com os ciclistas saudáveis, mesmo que alguns de nós fôssemos ficar doentes durante o Tour por causa das condições climáticas", afirmou.
O ciclista ficou feliz não só com a vitória mas com o email que recebeu do companheiro de equipe, o qual substituiu. "Ele disse: 'Alguém tinha que preencher a lacuna e eu estou feliz que é você'. Eu consegui ganhar essa para ele. Nós dois estamos felizes por correr por essa equipe. Se o David estivesse aqui, ele faria algo parecido", garantiu.
Mesmo com as dificuldades causadas pela condição climática, Vincenzo Nibali manteve a camisa amarela sem maiores preocupações, à frente na classificação geral e em 24º nessa sexta-feira.
"Na marca de 4 km para o fim, eu dei uma desacelerada. Era importante não arriscar. Isso foi o essencial para mim. A chuva fez o final mais difícil. Amanhã, não haverá nenhum risco em particular no percurso do time trial. Mas eu vou honrar a camisa amarela, o Tour de France e minha equipe pedalando como um líder", prometeu Nibali.
Neste sábado a penúltima etapa do Tour será um contrarrelógio de 54 km, entre Bergerac e Périgueux.
Confira abaixo a classificação a duas provas do fim: