Brasil vence China nos penaltis e joga com a Itália nas Quartas

Bernardo Gomes, touca 6 branca, em jogo contra a China / Foto: Divulgação FINA

China - A seleção brasileira de polo aquático masculino venceu a China nos pênaltis na última rodada da fase de grupos pela Super Final da Liga Mundial, nesta 5ª feira (23/6), em Huizhou, na China.
 
O jogo terminou empatado em 11 a 11, com o Brasil vencendo a disputa de pênaltis por 4 a 2 (2-2, 2-2, 3-4, 4-3, 4-2). Nesta 6ª feira, 24/6, o Brasil, 3º colocado da chave B, pega a Itália, 2ª colocada do grupo A, a partir das 4 horas, de Brasília.
 
Os gols brasileiros foram de Ives (3), Ádria (3), Grummy (3), Salemi (2), Rudá (2), Bernardo Gomes e Danilo. A equipe brasileira aproveitou cinco das 13 oportunidades com homem a mais no jogo, enquanto a China conseguiu quatro em 16.
 
- Jogamos este jogo sem dois dos nossos melhores jogadores, porque eles têm treinamento especial desde que chegaram aqui mais tarde do que os outros jogadores. Não jogamos o nosso melhor. Tivemos alguns erros na defesa e perdemos algumas boas oportunidades. Quando foi pra disputa de pênaltis, não fiquei nervoso porque temos um grande goleiro. Eu confio no Soro e ele fez muito bem. Disputas assim sempre serão ao nosso favor - afirmou Rudic.
 
Soro demonstrou experiência e habilidade para defender três dos cinco pênaltis cobrados pelos chineses. No tempo normal, uma luta de tirar o fôlego. As duas equipes mudaram a liderança como uma gangorra desde o início, mostrando excelente pontaria. No último quarto, os chineses pareciam ter garantido a vitória quando manteve dois gols de frente aos 9 a 7 e aos 10 a 8. Mas os brasileiros empataram no 11 a 11 aos 29 segundos pro fim.
 
Os brasileiros enfrentaram a China após duas horas de treino intenso, marca do técnico Rudic. E no rodízio de jogadores poupados a cada jogo foi a vez do capitão do time, Perrone, e do centro Josip Vrlic, artilheiro da fase preliminar da Liga, no Japão. Os quartos demonstram o imenso equilíbrio durante toda a partida, mas os brasileiros tiveram domínio psicológico para enfrentar e vencer uma disputa de pênaltis numa arena lotada, com todo o público torcendo contra e vestido de vermelho.
 
A Sérvia terminou a fase em primeiro na chave do Brasil, com três vitórias. Na última rodada (qui), os sérvios venceram os americanos por 10 a 8. A seleção dos Estados Unidos ficou em segundo, seguida por brasileiros, e em último lugar da chave B, pelos chineses. Nas quartas-de-final, em confrontos cruzados, os sérvios enfrentam o último colocado do grupo A, o Japão. A Grécia, a exemplo da Sérvia, obteve três vitórias e jogará contra a anfitriã China. Os americanos enfrentarão a Austrália. A competição vai até o próximo domingo (26/6), em Huizhou, na China. 
 
Quem vencer os duelos das quartas-de-final, entra na disputa por medalhas, que terá transmissão ao vivo no canal da FINA no Youtube: semifinal no sábado (25/6) e final no domingo (26/6). Quartas-de-final: Itália x Brasil, Austrália x EUA, Grécia x China e Sérvia x Japão.
 
A seleção brasileira jogou contra os EUA com 1 - Slobodan Soro; 2 - Jonas Crivella; 3 - Guilherme Gomes; 4 - Ives Gonzalez; 5 - Paulo Salemi; 6 - Bernardo Gomes; 7 - Ádria Delgado; 8 - Felipe Silva (capitão); 9 - Bernardo Reis Rocha; 10 - Rudá Franco; 11 - Gustavo "Grummy" Guimarães; 12 - Danilo Correa; 13 - Vinícius Antonelli. Técnico: Ratko Rudic; auxiliares-técnico: Ângelo Coelho e Eduardo "Duda" Abla. Nesta partida ficaram de fora Felipe Perrone e Josip Vrlic, seguindo a decisão do treinador Rudic de alterar a lista de 13 jogadores a cada jogo. A delegação brasileira viajou composta por 15 jogadores. Nos Jogos Olímpicos só poderão ser inscritos 13 nomes.
 
Resultados
 
Dia 21/6 - 3ª feira
Grupo A = Grécia 15-7 Japão / Austrália 7-14 Itália
Grupo B = Brasil 10-14 Sérvia / China 6 x 12 EUA
 
Dia 22/6 - 4ª feira
Grupo A = Grécia 15-4 Itália / Austrália 13-7 Japão
Grupo B = EUA 10-7 Brasil / Sérvia 20-5 China
 
Dia 23/6 - 5ª feira
Grupo A = Grécia 10-5 Austrália / Itália 17-10 Japão
Grupo B = Sérvia 10-8 EUA / Brasil 15-13 China (11-11 no tempo normal)
 
Próximo Jogo do Brasil na fase inicial da Super Final da Liga Mundial Masculina 2016 (hora de Brasília)
 
Dia 24/6 (6ª feira) - Quartas-de-final: Brasil x Itália - 4 horas
 
Histórico da Super Final da Liga Mundial Masculina de Polo Aquático
 
2002 - Ouro: Rússia / Prata: Espanha / Bronze: Hungria
2003 - Ouro: Hungria / Prata: Itália / Bronze: EUA
2004 - Ouro: Hungria / Prata: Sérvia & Montenegro / Bronze: Grécia
2005 - Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Hungria / Bronze: Alemanha
2006 - Ouro: Sérvia & Montenegro / Prata: Espanha / Bronze: Grécia
2007 - Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Austrália
2008 - Ouro: Sérvia / Prata: EUA / Bronze: Austrália
2009 - Ouro: Montenegro / Prata: Croácia / Bronze: Sérvia
2010 - Ouro: Sérvia / Prata: Montenegro / Bronze: Croácia
2011 - Ouro: Sérvia / Prata: Itália / Bronze: Croácia
2012 - Ouro: Croácia / Prata: Espanha / Bronze: Itália / 8 º - Brasil
2013 - Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro / 8 º- Brasil
2014 - Ouro: Sérvia / Prata: Hungria / Bronze: Montenegro / 7 º - Brasil 
2015 - Ouro: Sérvia / Prata: Croácia / Bronze: BRASIL
 
 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook