Semana de preparação final para o Ironman Brasil 2012

Ironman Brasil reunirá mais de 2 mil atletas / Foto: Linkphoto.com.brFlorianópolis - A semana promete em Jurerê Internacional. Faltando poucos dias para a largada do Ironman Brasil 2012, a região vive todo o clima da mais importante prova do calendário nacional e única seletiva da América Latina para o Mundial Ironman do Havaí.  

Atletas aproveitarão os últimos dias para os ajustes finais, bem como para participar de toda a programação oficial da competição. A primeira delas é a abertura da Expo-Ironman, nesta quarta-feira, dia 23, a partir das 14h, ficando para quinta-feira, dia 24, o treino oficial de natação, início dos congressos técnicos com amadores e profissionais, entrega de kits, tudo no Clube Doze de Agosto.

O Ironman Brasil 2012 tem cerca de 2.000 inscritos e a largada será às 7h no domingo (27). Os atletas enfrentarão 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, com tempo limite de 17h. Em jogo, 50 vagas para o Ironman do Havaí entre os amadores e 75 mil dólares de prêmio para os melhores profissionais. Em 2011, os vencedores foram Eduardo Sturla, (ARG), em 8h15min03seg, e Amy Marsh (EUA), com 9h09min39seg.

Um evento como o Ironman Brasil 2012 acaba reunindo um verdadeiro "exército" de pessoas. Além dos dois mil participantes da prova, de 38 países, entre amadores e profissionais, mais do que o dobro trabalhará no suporte, fazendo de tudo para o sucesso do evento. Serão 2.400 colaboradores, entre policiais civis, militares e estaduais, agentes de trânsito, ambientais e da vigilância sanitária, e o staff de voluntários, que sozinho chega a 1.500 integrantes.

Os números também são grandes quando se fala no estrutura de prova. São 34 mil copos de água e 14 mil garrafas de Gatorade, sem falar das 25 mil pessoas que circularão nos quatro dias do evento. Há ainda o impacto financeiro do evento, com um total de R$ 13 milhões, incluindo ocupação hoteleira, alimentação e gastos básicos diários.

Com curiosidade, o atleta mais novo deste ano será o brasileiro Lucas Savioli de Camargo, nascido em 26/05/1990, e o mais velho o norte-americano Theo Carrol, nascido em 28/11/1943.

"Um evento como este só é possível graças ao esforço de muita gente. Seja na preparação, ou no dia no evento, temos vários colaboradores que não medem esforços para auxiliar os competidores e fazer deste evento uma dos melhores do calendário. Vale ressaltar o apoio dos órgãos públicos e de toda a população de Florianópolis. Tenho certeza que teremos mais uma grande edição", destaca Carlos Galvão, presidente da Latin Sports, organizadora do Ironman Brasil 2012.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook