Canoagem estreia amanhã no Pan do México de olho em Londres 2012

Começa nesta quarta-feira (26) em Ciudad de Guzmán, cidade mexicana onde acontecem as provas de canoagem e remo dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011/ Foto: DivulgaçãoGuadalajara - Começa nesta quarta-feira, dia 26 de Outubro, em Ciudad de Guzmán, cidade mexicana onde acontecem as provas de canoagem e remo dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, as disputas para a Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade buscar as medalhas do evento e o mais importante: garantir as vagas remanescentes da modalidade para os Jogos Olímpicos Londres 2012.

O Brasil entra em águas mexicanas enfrentando as principais nações do continente americano que remarão fortes em busca das últimas vagas americanas da modalidade para Londres 2012. Cerca de 70% das vagas para os Jogos Olímpicos já foram definidas no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade 2011, sendo as demais vagas distribuídas em eventos continentais, no caso americano o Pan do México. 

“Sabemos das dificuldades que iremos enfrentar e conhecemos muito bem nossos principais atletas adversários. Sempre nos encontramos em competições continentais e internacionais. Estamos com um time preparado que treinou forte para chegar no Pan”, declarou Sebastián Cuattrin, supervisor do Comitê de Canoagem de Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem.

Treinamento e aclimatação - Já que as disputas da Canoagem Velocidade serão disputadas na altitude da Ciudad de Guzmán a Confederação Brasileira de Canoagem programou antecipadamente um período de aclimatação para a Seleção Brasileira. “O treinamento e a aclimatação foram muito bons. Feitos na Cidade do México e utilizando a pista de Canoagem e Remo Virgílio Uribe, a mais de 2.500m de altitude. Os treinos foram feitos com muita atenção para nada dar errado na preparação dos atletas” informou Cuattrin.

Expectativa - Os canoístas brasileiros garantiram a participação no Pan-Americano de Guadalajara em 2010, ao disputar o Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade. Naquele evento, o Brasil conseguiu 16 vagas: seis no masculino de caiaque (categorias K1, K2 e K4), seis no feminino da mesma modalidade e quatro na canoa.

“As nossas expectativas são as melhores possíveis, temos a missão de tentar melhorar ainda mais os resultados conseguidos no Rio de Janeiro em 2007. Estamos trabalhando para que isso aconteça. Os atletas estão muito motivados e com muita vontade de vencer”, finalizou Cuattrin.

Amanhã acontecem as provas de K1 500 e K4 500 no caiaque feminino; K1 1000 e K2 1000 no caiaque masculino; e no C1 1000 e C2 1000m na canoa masculina. As provas de canoagem do Pan do México acontecem de 26 a 29 de outubro.


Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Curiosidades de Londres

Curta - EA no Facebook