Brasileiros vão colorindo a Vila Pan-americana de Verde e Amarelo

Uma das maiores delegações dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, com 519 atletas, o Brasil vai aos poucos colorindo a Vila Pan-americana de verde e amarelo / Foto: Washington Alves / Inovafoto / COBGuadalajara - Uma das maiores delegações dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, com 519 atletas, o Brasil vai aos poucos colorindo a Vila Pan-americana de verde e amarelo. Com a chegada do pentatlo moderno, ciclismo mountain bike e tiro esportivo, nesta segunda, dia 10 de Outubro, o país conta com 86 atletas de 15 modalidades dividindo no mesmo local.

A chegada de cada equipe é celebrada pela Missão Brasileira, que sempre reúne os atletas e suas comissões técnicas para orientações gerais sobre o funcionamento da Vila, calendário de treinamentos, normas de conduta e palavras de incentivo. "A cada equipe que chega na Vila percebo o estímulo e a vibração dos atletas. Este momento que antecede as competições é sempre de ansiedade, mas temos uma estrutura pronta para deixá-los tranquilos e focados em seus objetivos. Procuramos receber os atletas da melhor forma, passando todos os detalhes da organização do evento e deixando-os à vontade para as perguntas que acharem necessárias. É bonito ver o verde e o amarelo tomando conta da Vila Pan-americana", destacou Bernard Rajzman, chefe da Missão Brasileira.

Um dos mais recentes moradores, o ginasta de trampolim Rafael Andrade indica um ponto positivo em se hospedar numa vila de atletas para competir fora do Brasil. "A Vila está muito bem organizada. Competi pela primeira vez no Rio 2007 e por ser em casa tudo parecia muito familiar. Quando chegamos a um país diferente, acho que a delegação se une mais e se fortalece. Já fiz amizade com uma menina do badminton e descobri que ela treinava no mesmo local que eu em Porto Alegre. Quando começar a competição, a torcida será por todos os esportes", comentou o goiano de 25 anos, que atualmente treina no Rio de Janeiro.

O Time Brasil é uma síntese do povo brasileiro. No grupo que veio a Guadalajara, há atletas de várias idades e origens. Um dos jovens talentos que representará o Brasil nas piscinas mexicanas é a carioca Jéssica Noutel, de 18 anos, do nado sincronizado. Apesar de estar há apenas um dia na Vila, o treinamento já é intenso. Estreante em Jogos Pan-americanos, o primeiro pensamento que vem em sua mente, é claro, é a conquista de uma medalha. "Estamos bem preparadas e confiantes. Chegar à Vila e ver um monte de bandeiras do Brasil foi um impacto muito grande. Isso nos dá força. A Vila está muito bem estruturada, os quartos são ótimos. Somos nove no mesmo apartamento e mesmo assim não há falta de espaço", elogiou.


 

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook