Seleção de ciclismo júnior pronta para o Pan
Maringá - Após uma semana de preparação na cidade de Maringá (PR), a Seleção Brasileira de Ciclismo de Estrada e Pista Júnior embarcou na sexta-feira, dia 20 de Abril, para a Guatemala, onde disputará o Campeonato Pan-Americano, entre os dias 23 e 29 desse mês.
Com expectativa de realizar uma boa participação na competição, a equipe brasileira ficou concentrada durante uma semana no Velódromo da Vila Olímpica, em Maringá (PR). Nesse período foram realizadas diversas avaliações e sessões de treinamentos, todos planejados pela equipe técnica e acompanhados de perto pelo departamento de alto rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).
Os onze ciclistas que vão representar o Brasil na Guatemala serão: Caio Godoy, Carlos Henrique, Douglas Ribeiro, Endrigo Pereira, Fernando Sikora, Gustavo Amendola, Kacio Freitas, Martim Albuquerque, Vitor Fonseca, Wellyda Santos e Gabriela Yumi. A comissão técnica será formada pelo técnico Emerson Silva e os auxiliares Eduardo Oliveira e Renato Buck.
Segundo o treinador da equipe brasileira, Emerson Silva, os treinamentos realizados nos últimos dias foram bastante satisfatórios, e toda a delegação esta muito confiante na conquista de bons resultados.
"A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) esta realizando um grande trabalho de desenvolvimento na disciplina de Pista, estamos acompanhando essa garotada a mais de um ano, disponibilizando toda a infraestrutura necessária para o crescimento individual de cada ciclista. Passamos uma semana reunidos com toda a seleção, e os treinamentos realizados em Maringá foram animadores, estamos muito confiantes e vamos tentar manter os bons resultados da seleção principal, onde fomos campeão Pan-Americano na perseguição individual e finalizamos o Pan da Argentina com uma das melhores participações da nossa história", afirma Emerson.
Alem da estrutura técnica oferecida pela CBC, os atletas também já podem contar com bicicletas para treinar e competir nas provas de pista (realizadas no velódromo).
"O equipamento esta sendo disponibilizado aos atletas da seleção brasileira para ajudar no desenvolvimento da disciplina e poderão ser emprestadas também para qualquer federação estadual, caso necessite, em forma de comodato. As bicicletas foram compradas pela CBC e fazem parte de uma contrapartida referente ao convênio firmado com o Ministério do Esporte para o desenvolvimento do ciclismo de pista brasileiro", confirma Francisco Florencio, Fisiologista e Diretor do Departamento de Alto Rendimento da CBC.
O Campeonato Pan-Americano da Guatemala terá a seguinte programação: Competições no velódromo, 23 a 27 de abril; Prova de contra-relógio individual, 28 de abril, em Puerto Quetzal; Prova de estrada, 29 de abril, entre as cidades de Linda Vista e Bethania.
A seleção brasileira de ciclismo encerrou sua participação no Campeonato Pan-Americano de Estrada e Pista, realizado na Argentina, com seis medalhas. Os brasileiros conquistaram três medalhas nas provas disputadas no velódromo e outras três nas provas de estrada.
Ainda na primeira semana de competições, os brasileiros foram destaques nas provas de velocidade realizadas no velódromo internacional “Julio Polet”. A primeira medalha surgiu após a segunda colocação na prova de perseguição por equipes, a equipe Brasileira foi formada por Leandro Alves, Gideoni Monteiro, Thiago Nardin e Armando Camargo. Ainda no velódromo, Gideoni Monteiro voltou a voar baixo para conquistar o ouro na prova de perseguição individual e logo depois Thiago Nardin e Armando Camargo faturaram a prata na prova de Madison. Na estrada as medalhas vieram com Janildes Fernandes, medalha de bronze na estrada; Magno Prado, prata no contra-relógio e Clemilda Fernandes, bronze no contra-relógio.
Projeto Olímpico de Pista - O projeto de Pista realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo foi iniciado no Campeonato Pan-Americano da Colômbia, em maio de 2011. Desde então os ciclistas vem passando por uma série de avaliações, sempre acompanhados pelo departamento de alto rendimento da CBC, através de uma equipe multiprofissional que fará a assessoria individual de cada atleta. O principal objetivo do projeto é melhorar o desenvolvimento técnico e físico dos esportistas, disponibilizando todo o suporte necessário para a evolução desses futuros atletas olímpicos.
- Em pouco mais de um ano de projeto, os ciclistas brasileiros já demonstraram grande evolução e tiveram ótimas participações em competições internacionais. As três medalhas conquistadas no Pan da Argentina, somada a quebra dos principais recordes brasileiros nas provas de velocidade demonstram este crescimento no ciclismo de pista - destaca Francisco Florencio.