Sérgio Sasaki conquista 5º lugar no Campeonato Mundial

Brasileiro faz história para o país na disputa do Individual Geral em Antuérpia, na Bélgica / Foto: R

Rio de Janeiro - O brasileiro Sérgio Sasaki conquistou uma marca histórica para o Brasil na ginástica artística masculina. Nesta quinta-feira, dia 3, ele garantiu o quinto lugar do Individual Geral no Campeonato Mundial, realizado em Antuérpia, na Bélgica. O brasileiro desbancou nomes tradicionais da modalidade como o norte-americano Samuel Mikulak (sexto) e o chinês Chaopan Lin (nono). O melhor resultado anterior do Brasil no Individual Geral foi o nono lugar em Londres, no evento teste para os Jogos Olímpicos, do próprio Sasaki. O país ainda teve Arthur Nory nas finais. O jovem de 19 anos fez a estreia em mundiais com o 17º lugar.

Sasaki obteve 88,949 pontos na somatória dos seis aparelhos masculinos, sendo 15,133 no solo, 14,250 no cavalo com alças, 14,600 nas argolas, 15,200 no salto, 15,900 nas paralelas e 14,866 na barra fixa. À frente do ginasta ficaram quatro adversários de muito peso, como o atual campeão mundial e olímpico, o japonês Kohei Uchimura, com 91,990 pontos. Também do Japão, Ryohei Kato, com 90,032, foi o segundo colocado. Na terceira posição ficou o alemão Fabian Hambuechen, com 89,332, e o quarto lugar foi do britânico Max Whitlok, com 89,031.
 
"Estou me sentindo muito feliz. Acho que consegui provar para mim mesmo tudo o que sou capaz, com foco e com objetivo", celebrou o paulista. "Ficar em quinto lugar hoje faz desse dia o mais feliz da minha vida. Não ganhei uma medalha, mas saí da área de competição com a sensação de dever cumprido. Agradeço muito à minha família por isso e aos meus técnicos. O Vladimir (Vatkin) e o Renato (Araújo) têm me ajudado muito a não perder o foco. Meu objetivo era ficar em quinto e eu consegui. Tracei essa meta desde as Olimpíadas, agora, quero ainda mais", revelou o atleta que foi o décimo colocado, também no Individual Geral, nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
 
O resultado foi tão gratificante para o brasileiro, que ele já traça metas claras para as próximas competições. "Meu objetivo é conquistar uma medalha no próximo Mundial e, depois disso, uma medalha olímpica", afirmou, lembrando que o Mundial de Ginástica Artística de 2014 será na China. No domingo, Sasaki ainda compete no salto, assim como Diego Hypolito.
 
Enquanto Sasaki comemora a conquista, outro brasileiro também tem bastante a celebrar. Em sua primeira participação em um Mundial, Arthur Nory Mariano, conseguiu a 17ª posição, um posto excelente para um estreante. Ele teve nota 85,140 na somatória, sendo 14,166 nas argolas, 14,900 no salto, 14,508 nas paralelas, 14,900 na barra fixa, 15,033 no solo e 11,633 no cavalo com alças.
 
Para ele, mesmo com algumas falhas, essa foi uma ótima participação e, agora, o foco é no crescimento para as próximas competições. "Foi uma experiência muito boa. Chegar à final no meu primeiro Mundial foi extremamente gratificante. Fui com muita força nesta final e estava muito bem, mas no último aparelho (cavalo com alças) me desconcertei um pouco e acabei cometendo falhas que não podem acontecer. Mas sei que tenho boas chances de competir com os melhores do Mundo no Individual Geral", avaliou Nory.
 
O Brasil ainda terá representantes nas finais por aparelhos masculinas. No sábado, quem entra em cena será o campeão olímpico Arthur Zanetti, que compete nas argolas, e Diego Hypolito, que se apresenta no solo. No domingo, Diego retorna para buscar um bom resultado no salto, juntamente com Sasaki. Todas as finais estão sendo transmitidas pelos canais SporTV.

Eventos esportivos / Entidades Mundiais

Rugby campeão

Brasil é campeão do Sul-Americano 6 Nações

 
 

 

 
Mascotes

Mais lidas da semana

Curta - EA no Facebook