Seleção de Ginástica Rítmica de Conjunto embarca para a Gymansiade
Santo André - A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto está pronta para os Jogos Mundiais Escolares, a Gymansiade. A equipe segue para Brasília, palco da competição, nesta terça-feira (26), às 15h45, com saída do aeroporto de Aracaju (SE) (voo Gol, G3-1969).
As apresentações da ginástica, que terão também a Artística Masculina e Feminina e Aeróbica, serão de sexta-feira (29) a terça-feira (3), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal. A novidade, além de três novas ginastas na equipe, já que podem participar apenas nascidas de 1997 a 1999, será uma nova série, com os cinco arcos.
Para o compromisso, realizado de quatro em quatro anos, a equipe será composta por três ginastas da Seleção Adulta, que são Gabrielle Moraes, Isadora Magalhães e Gabriela Paixão. Para fechar o grupo, foram convidadas três integrantes da Seleção Juvenil, que são Kaoanna Teixeira, Marine Vieira e Bárbara de Souza, que treinam juntas em Aracaju (SE) desde o início de outubro, com treinamentos de oito horas por dia. A equipe vai para a competição com uma série inédita com os cinco arcos, com a trilha sonora "Maria Maria", interpretada por Elis Regina. "Nós montamos a coreografia em duas semanas e as ginastas treinaram juntas em seis", contou a técnica, Camila Ferezin. Durante a preparação, além da treinadora, o grupo contou com o trabalho da auxiliar técnica Iracema Alves, da professora de balé e dança Bruna Martins e do fisioterapeuta Roberto Wagner.
Mesmo com pouco tempo juntas, Camila aposta que o grupo possa ter um bom desempenho. "São ginastas muito talentosas, com biotipo e qualidades físicas ideais para a ginástica rítmica e isso nos favorece muito. Apesar do pouco tempo de treinamento e da pouca idade, elas conseguiram se adaptar muito bem e desenvolver um bom trabalho. Agora é entrar na quadra e fazer o melhor", disse ela.
Pela Seleção Individual, o Brasil será representado por Andressa Wendel Jardim, Giovana Oliveira Silva, Mayra Siñeriz e Stephany Gonçalves, que se apresentam com arco, bola, fita e maça. A treinadora é Anna Danielyan e a árbitra é Maria Cristina Vital.
A Gymnasiade é maior evento escolar do mundo. O evento vai reunir atletas com faixa etária de 14 e 17 anos, regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio, que representarão cerca de 40 Países, e disputarão oito modalidades: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez. Brasília foi escolhida pela International School Sport Federation (ISF) como sede, após vencer a disputa com Palma de Mallorca, na Espanha, e será a primeira cidade das Américas a sediar o evento. A Gymnasiade 2013 será promovida pela International School Sport Federation (ISF), em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo do Distrito Federal.