Porto Alegre recebe aparelhos de Ginástica Artística
Porto Alegre - O Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre (RS), recebeu oficialmente novos equipamentos de Ginástica Artística Masculina e Feminina, nesta quarta-feira (10).
Os materiais foram adquiridos por meio do convênio de R$ 7,3 milhões entre a CBG e o Ministério do Esporte e são parte da maior compra de equipamentos da modalidade no Brasil.
O evento contou com a presença da presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, do secretário estadual do Esporte e do Lazer, Ricardo Petersen, do presidente da Federação Riograndense de Ginástica, João Oliva, e do coordenador de Ginástica do CETE, Leonardo Finco.
"Cada entrega de equipamentos para os centros contemplados é um momento histórico para a ginástica brasileira. Saber que muitos atletas dessa e de outras gerações serão beneficiados é muito gratificante e nos motiva ainda mais. Esperamos que todos os envolvidos saibam aproveitar bem essa oportunidade, pois temos a certeza que irá render muitos frutos", destacou a presidente Luciene Resende.
Para Ricardo Leyser, a estruturação das modalidades olímpicas e paraolímpicas se intensificou depois que o Brasil ganhou o direito de organizar os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. "Para o País ser bem sucedido nos Jogos de 2016, não basta que a organização seja bem feita, é necessário que nossos atletas tenham bom desempenho na disputa e principalmente que o esporte brasileiro se beneficie de um legado amplo, democrático, nacional e duradouro". Segundo ele, para que as equipes consigam bons resultados nas grandes competições nacionais e internacionais, são necessárias boas condições de treinamento, que esses novos materiais vão propiciar.
No CETE funciona um centro de treinamento de base para cerca de 140 crianças de seis e 12 anos. Segundo o coordenador de Ginástica, Leonardo Finco, o investimento vai possibilitar que atletas, técnicos e dirigentes do Rio Grande do Sul sejam beneficiados com os novos equipamentos. Segundo ele, o CETE e a Federação pretendem promover cursos e treinamentos técnicos de alto nível no local, para contribuir ainda mais com o desenvolvimento do esporte.
Esta nova aquisição permite que sejam estruturados, pelo menos, 13 centros de treinamento de Artística, Rítmica e Trampolim em todas as regiões do Brasil. O CETE de Porto Alegre (RS), o Centro de Excelência de Ginástica do Paraná (Cegin), em Curitiba (PR), e o Centro Nacional de Ginástica, de São Bernardo do Campo (SP), foram os primeiros a receber o material.