Jogos Olímpicos: ginástica rítmica tem início nesta sexta-feira (19)
Rio de Janeiro - Vai começar um dos esportes mais encantadores e graciosos dos Jogos Olímpicos: a ginástica rítmica. A modalidade promete atrair um bom público na Arena Olímpica do Rio de Janeiro a partir desta sexta-feira (19), data da classificatória do individual.
Entre as participantes está Natália Gaudio, de 23 anos, que realiza o sonho de participar de uma Olimpíada. Já no sábado (20), será a vez dos conjuntos.
Antes da estreia, as ginastas fizeram o treinamento de pódio, quando entraram no palco oficial da competição para testar as séries. O 'aquecimento' deixou Natália com expectativas ainda melhores para a competição. "Eu gostei do meu treino. Apenas tive um errinho no arco, mas deu para consertar. Fiz bem a série de bola, que será meu primeiro aparelho amanhã, então isso dá uma tranquilidade para eu entrar mais firme. Acho legal fazer os quatro aparelhos no mesmo dia. Todas as competições que são assim acabo me saindo melhor, tenho notas mais altas. É um gás que você coloca de uma só vez. Se você começa bem, já engata para os outros aparelhos", avaliou a capixaba, na capital fluminense desde o último domingo (14) e treinando em dois períodos por dia.
Para a ginasta, o principal objetivo na competição é representar bem o Brasil e sair feliz. "A minha meta é entrar e fazer o meu melhor nas quatro séries. Quero ficar satisfeita com as minhas apresentações, aumentar ou manter os 16,000 pontos. Se, em pelo menos um aparelho, eu chegar aos 17,000, já será uma medalha para mim", contou Natália, que na Copa do Mundo da Espanha, no início de junho, conquistou 16,800 na fita, a maior nota da carreira em eventos internacionais. "Arco e fita são os aparelhos que mais gosto de fazer, os que fico mais confiante", completou.
Pelo conjunto, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Moraes, Jéssica Maier e Morgana Gmach competem no sábado (20), das 10h às 13h50. Para a capitã Jéssica, mesmo tendo participado do evento-teste, em abril, a sensação de pisar no tablado olímpico foi única. "Ver o símbolo olímpico ao lado do tapete deu uma ansiedade tão boa, um friozinho na barriga. O treinamento de pódio é importante exatamente para isso, para conseguirmos lidar bem com a competição. Nós estamos treinando muito. A nossa preparação final foi com o Japão, que aclimatou conosco em Aracaju. Foi um intercâmbio legal. A nossa principal meta é executar bem as nossas séries e o resultado será consequência disso. Queremos sair da quadra com a sensação de dever cumprido. Estar nos Jogos Olímpicos é uma experiência única. É o meu sonho desde pequena e fiz de tudo para estar aqui", frisou Jéssica, que terá nas arquibancadas a presença da família e do namorado.
Assim como Jéssica, Morgana ainda ficou mais confiante depois do treino de pódio. "Ver o símbolo olímpico deixou o coração acelerado, mas me senti tranquila na quadra, estava solta, feliz. Foi importante para quebrar aquela adrenalina de competição. Ainda temos alguns detalhes para trabalharmos, mas tenho certeza que dará tudo certo", opinou.
A classificatória do individual contará com 26 ginastas. Natália será a 12ª a se apresentar e começa com a série de bola, seguida pela de arco, fita e maças. As dez melhores na soma dos quatro aparelhos avançam para a final de sábado (20). Já a qualificatória dos conjuntos terá 14 países. Os oito melhores colocados fazem a final de domingo (21).
Programação
Sexta-feira (19)
10h20 às 17h50: classificatória individual geral (Natália Gaudio)
Sábado (20)
10h às 13h50: classificatória conjunto geral (Brasil)
15h20 às 17h45: final individual geral
Domingo (21)
11h às 12h45: final conjunto geral