Ginástica terá cinco representantes em prêmio do COB
São Paulo - O Prêmio Brasil Olímpico 2014, um dos principais do esporte brasileiro, será realizado daqui a menos de um mês, no dia 16 de dezembro, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro (RJ), e cinco ginastas brasileiros irão representar a modalidade e a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) neste grande evento: Arthur Zanetti, Angélica Kvieczynski, Camila Gomes, Diego Hypolito e Flávia Saraiva.
O rei das argolas, Zanetti, já foi eleito o melhor atleta da Ginástica Artística, enquanto Kviecznski será premiada como a melhor na Rítmica e Camila na de Trampolim. Zanetti ainda estará concorrendo ao prêmio de Atleta do Ano, ao lado de Marcus Vinicius D´Almeida, do tiro com arco, e Tiago Splitter, do basquete. No feminino, as concorrentes a melhor atleta de 2014 são Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, Mayra Aguiar, do judô, e Martine Grael e Kahena Kunze, da vela.
O tradicional prêmio terá uma novidade nesta 16ª edição: a votação que vai eleger o Atleta da Torcida. Como parte integrante dessa nova categoria, a ginástica estará representada por Diego Hypolito e Flávia Saraiva, ambos da Artística, que terão outros dez concorrentes na disputa pela premiação inédita.
A nova votação já está aberta e os amantes da ginástica e admiradores de Diego Hypoilito e Flávia Saraiva poderão participar por meio do site www.cob.org.br/pbo, e pelas redes sociais - e aqui valem Facebook e Twitter - usando as hashtags #EuVotoPBODiegoHypolito e #EuVotoPBOFlaviaSaraiva.
Também concorrem na categoria Atleta da Torcida os nadadores César Cielo e Matheus Santana; Isaquias Queiroz, da canoagem; Marcus Vinícius DAlmeida, do tiro com arco; o jogador de basquete, Tiago Splitter; Aline Ferreira, da luta; Larissa e Talita, do vôlei de praia; Martine Grael e Kahena Kunze, da vela; a judoca Mayra Aguiar; e Sheila Castro, do vôlei.
De acordo com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), realizador do prêmio, os atletas foram escolhidos com base na performance, exemplo de superação, conquista inédita ou atitudes e conquistas, considerando qualquer um desses pontos como marcante para o esporte brasileiro em 2014.
Diante disso, Diego Hypolito foi selecionado por exemplo de determinação na temporada, após ter conquistado uma medalha de bronze no Campeonato Mundial da China, em outubro, e duas de ouro na Copa do Mundo da Colômbia, em novembro. Flávia Saraiva foi escolhida por ser considerada uma promessa da ginástica depois da conquista de três medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude, na China, em agosto.
Além do Atleta da Torcida, também serão premiados os Melhores do Ano, no masculino e feminino, e os melhores em cada uma das 43 modalidades esportivas. Neste caso, os atletas são definidos por um colégio eleitoral. O anúncio dos melhores atletas de 2014 ocorrerá durante a realização do Prêmio Brasil Olímpico.