Dupla soma 21 medalhas na ginástica rítmica em edições de Jogos Escolares
Rio de Janeiro - A coleção de medalhas das ginastas Carolina Garcia e Emanuelle Lima, 17 anos, da Escola Santa Adame (ES), aumentou neste sábado, dia 9. Elas conquistaram o ouro por equipe na competição de ginástica rítmica dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos, após dois dias de apresentações no tablado montado no Núcleo de Educação e Lazer (NEL). Juntas, as garotas somam 21 medalhas no evento desde 2010. Neste domingo, dia 10, a partir das 15h, elas disputam mais quatro medalhas: três nos aparelhos (arco, bola e fita) e uma no individual geral.
Atletas da Seleção Brasileira de ginástica rítmica, as jovens voltaram a formar dupla em competições escolares este ano. Em 2012, Emanuelle Lima teve problemas nos ligamento e tendões do pé esquerdo e ficou sete meses longe dos treinos e competições. O período de separação parece não ter sido sentido pela dupla. “Nós competimos de forma linear. Aqui em Belém, fizemos as três séries com menos erros, o que permitiu a vitória”, destacou Carolina. A medalha de prata ficou com a dupla gaúcha Andressa Jardim e Stephany Gonçalves e o bronze, com a paranaense Maira Yamaguchi e Giovanna Silva.
A ginasta pan-americana e embaixadora dos Jogos Escolares, Angélica Kvieczynski acompanhou a final e destacou o avanço das competidoras. “O nível está cada vez maior e melhor. As meninas estão evoluindo e isso é muito importante para o esporte. Tivemos um belo espetáculo nessa primeira final. Venceu quem cometeu menos erros”, declarou Angélica, que também participa de campeonatos com as meninas. “É ótimo assisti-las e, também, poder competir em torneios adultos com elas”, completou.
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.