Brasileiras da Ginástica Rítmica seguem para o Mundial após Copa do Mundo
Ucrânia - A Ginástica Rítmica Brasileira estará representada no principal evento do calendário da modalidade no ano. Trata-se do 32º Campeonato Mundial, que será realizado de 28 de agosto a 1 de setembro, no Sports Place, em Kiev, na Ucrânia.
No Conjunto, foram convocadas Beatriz Pomini, Bianca Maia Mendonça, Dayane Amaral, Débora Falda, Francielly Machado Pereira e Gabriela Paixão Ribeiro, enquanto no Individual, participam Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio. As ginastas, como forma de preparação final para a competição, estão em São Petersburgo, na Rússia, onde fazem treinamentos e, com exceção de Natália, participaram da etapa da Copa do Mundo. De lá, embarcam para a Ucrânia, na madrugada desta sexta-feira (23) para sábado (24).
A fase de aclimatação na Rússia está sendo muito importante para a preparação das ginastas do Conjunto, de acordo com a técnica Camila Ferezin. "Nós estamos treinando forte, porque agora é reta final. Temos aulas de balé acompanhadas por uma pianista e uma técnica russa nos auxiliando nos treinos, o que está fazendo a diferença. Além disso, estamos treinando lado a lado com os nossos principais concorrentes, que são Estados Unidos, Israel, Japão e México. Hoje, véspera do nosso embarque, temos agendado um desafio com esses Países, o que será ótimo para mais um controle da equipe", contou Camila.
Uma das representantes no Individual, a capixaba Natália Gáudio, afirma que os detalhes que estão sendo acertados no estágio de treinamento farão toda a diferença no Mundial. "Eu estou adorando os treinamentos. As aulas de balé são ótimas e estamos aproveitando muito essa semana. A nossa preparação está sendo em um ginásio de alto nível e já podemos sentir o clima de competição", comentou a atleta de 20 anos.
A Seleção Individual, com Angélica, treinada por Anita Klemann, e Natália, comandada por Monika Queiroz, estreia na próxima quarta-feira (28), ao lado de outras 101 ginastas. O Conjunto se apresenta a partir do sábado (30), com mais 27 equipes. No total, 56 países participam do evento.
As Seleções terão como chefe de delegação Dalza Batista. A árbitra brasileira será Maria da Conceição Costa, o médico Reuthemann Madruga, a fisioterapeuta Elda Carvalho e a psicóloga Lenamar Vieira. Pelo Conjunto, a assistente técnica é Iracema Alves, a coreógrafa é Bruna Rosa e a chefe de equipe é Maria Cristina Vital.
Programação - Horário de Brasília
Quarta-feira (28)
3h às 13h: Qualificatória Individual - arco e bola
14h às 14h30: Final Individual - arco
14h30 às 15h: Final Individual - bola
15h: Cerimônia de premiação
Quinta-feira (29)
3h às 13h: Qualificatória - maça e fita
14h às 14h30: Final Individual - maça
14h30 às 15h: Final Individual - fita
15h: Cerimônia de premiação
Sexta-feira (30)
8h às 13h30: Final Individual Geral
13h40 às 14h: Cerimônia de premiação
Sábado (31)
9h às 13h: Competição Conjunto - geral
Cerimônia de premiação
Domingo (1)
9h às 9h40: Final Conjunto - 5 pares de maças
9h40 às 9h55: Cerimônia de premiação
9h55 às 10h35: Final Conjunto - três bolas e duas fitas
10h35 às 10h50: Cerimônia de premiação
11h50 às 12h50: Gala e cerimônia de encerramento