Brasileiras da Ginástica Rítmica iniciam participação no Mundial
Ucrânia - Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio serão as primeiras brasileiras a entrarem em cena pelo Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, em Kiev, na Ucrânia. Na quarta-feira, dia 28 de Agosto, a competição inicia com as apresentações do Individual.
O primeiro dia será reservado para as séries de arco e bola, que começa às 3h (horário de Brasília), e contará com 103 atletas. As finais dos aparelhos, que serão realizadas no mesmo dia, terão transmissão do canal SporTV3, a partir das 13h55.
Angélica, que é treinada por Anita Klemann, e Natália, por Monika Queiroz, voltam às competições na quinta-feira (29), com as séries de maças e fita, já a sexta-feira (30), será a final do Individual Geral. No sábado (31) e no domingo (1), será a vez dos 28 Conjuntos. A equipe brasileira é formada pelas ginastas Beatriz Pomini, Bianca Maia Mendonça, Dayane Amaral, Débora Falda, Francielly Machado Pereira e Gabriela Paixão Ribeiro.
De acordo com a técnica do Conjunto, Camila Ferezin, o grupo se preparou bastante para ir bem na competição. "O período de aclimatação que tivemos em São Petersburgo, na Rússia, na última semana, como forma de preparação, foi extremamente proveitoso. Nós contamos com o acompanhamento de uma treinadora russa experiente, que nos ajudou nos treinamentos. Tudo foi muito válido e o conhecimento adquirido é imensurável. Nada como ter ao nosso lado uma das melhores técnicas de conjunto do Mundo", destacou.
Durante o período, as ginastas realizaram o último treino controle antes do Campeonato Mundial, o que foi muito importante, pois é um teste que simula uma competição. As atividades foram bastante positivas, segundo Camila. "Na série dos cinco pares de maças, não tivemos nenhum grande erro de execução e finalizamos o estágio na Rússia muito satisfeitas. Contamos, ainda, com a torcida das ginastas russas, que treinaram no mesmo local", disse.
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e uma das conselheiras da Federação Internacional de Ginástica (FIG), Luciene Resende, está na Ucrânia. Para ela, esse é um momento muito importante para a ginástica rítmica do País. "Nós temos atraído os olhares do Mundo e conquistado resultados importantes, como o bronze inédito em uma etapa de Copa do Mundo, com o Conjunto, em maio deste ano. Mesmo não subindo ao pódio em todas as competições, temos feito ótimas apresentações e chamado a atenção. Estamos bastante confiantes que conseguiremos bons resultados, o que vai comprovar a nossa evolução", ressaltou.
A chefe de delegação é Dalza Batista. A árbitra brasileira é Maria da Conceição Costa, o médico Reuthemann Madruga, a fisioterapeuta Elda Carvalho e a psicóloga Lenamar Vieira. Pelo Conjunto, a assistente técnica é Iracema Alves, a coreógrafa é Bruna Rosa e a chefe de equipe é Maria Cristina Vital. Pelo Individual, a treinadora de Angélica é Anita Klemann e a de Natália é Monika Queiroz.
Programação - Horário de Brasília
Quarta-feira (28)
3h às 13h: Qualificatória Individual - arco e bola
14h às 14h30: Final Individual - arco
14h30 às 15h: Final Individual - bola
15h: Cerimônia de premiação
Quinta-feira (29)
3h às 13h: Qualificatória - maça e fita
14h às 14h30: Final Individual - maça
14h30 às 15h: Final Individual - fita
15h: Cerimônia de premiação
Sexta-feira (30)
8h às 13h30: Final Individual Geral
13h40 às 14h: Cerimônia de premiação
Sábado (31)
9h às 13h: Competição Conjunto - geral
Cerimônia de premiação
Domingo (1)
9h às 9h40: Final Conjunto - 5 pares de maças
9h40 às 9h55: Cerimônia de premiação
9h55 às 10h35: Final Conjunto - três bolas e duas fitas
10h35 às 10h50: Cerimônia de premiação
11h50 às 12h50: Gala e cerimônia de encerramento